ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

14121/06/2001 a 27/06/2001

Encontro em Genebra debate linhas gerais do Programa de Voluntários Cooperantes

Entre os dias 8 e 14 de junho, a Abong participou do 4o Encontro do Programa Brasil de Unité (PBU)-E-CHanger/CoAr, realizado em Genebra, na Suíça. A plataforma Unité é um programa que reúne diversas ONGs suíças para dialogar com o estado sobre os recursos destinados ao trabalho voluntário de cooperação internacional. O encontro foi organizado pela E-CHanger (E-CH), ONG suíça que envia voluntários para o Brasil e vários países do continente africano. No total, a E-CH tem 50 pessoas trabalhando nos setores de educação, saúde, planejamento e fortalecimento institucional.

 

Segundo Marcos José Pereira da Silva, assistente da diretoria da Abong, o encontro teve como principal objetivo discutir as prioridades setoriais do programa e o conceito sobre a ação e os objetivos dos voluntários suíços. Além da Abong, os parceiros da Unité no Brasil são a Central de Movimentos Populares (CMP) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

 

Durante a assembléia da E-CH, no dia 10, a Abong teve um momento específico para falar sobre as atividades que realiza e a participação dos voluntários no fortalecimento das ONGs e movimentos sociais no Brasil. A Unité discute também a ampliação de sua participação na América Latina através de parcerias com outras ONGs suíças. Atualmente, há quatro voluntários suíços trabalhando com a Abong e suas associadas. A parceria entre Abong e Unité tem por objetivo reforçar a estratégia da Abong de fortalecimento dos fóruns regionais e os programas de desenvolvimento institucional e de comunicação.

 

No encontro com os candidatos, as principais questões levantadas pelos voluntários diziam respeito à história das ONGs no Brasil, o surgimento da Abong, sua estrutura, os projetos desenvolvidos, as fontes de recursos e a participação da Abong na organização do Fórum Social Mundial. Em julho, os voluntários participarão de um retiro de três semanas em que serão definidas as entidades com as quais eles trabalharão.

 

Sem papéis

Uma das atividades realizadas no dia 11 foi uma visita a um grupo de imigrantes em situação ilegal no país (os “sans papiers” ou “sem documentos”), que ocuparam a igreja Saint-Paul, em Friburgo no dia 4 de junho. Segundo Marcos, as ONGs que se pautam pela luta contra a exclusão social no sul não poderiam deixar de apoiar a luta dos sem documentos do norte. “O que está em questão é a dignidade humana e o direito à cidadania”.


Abong – (11) 3237-2122 www.abong.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca