ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

13617/05/2001 a 23/05/2001

XI Encontro de ONGs/AIDS discute o movimento no Brasil

Repensar o movimento social organizado contra a Aids no Brasil foi um dos principais objetivos do XI Encontro Nacional de ONGs/Aids, realizado em Recife (Pernambuco), entre os dias 10 e 14 de maio e coordenado pela Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero. Durante o encontro, também foram eleitos os representantes da sociedade civil para a Comissão Nacional de Aids, o Conselho Nacional de Vacinas, Comitê Nacional de Saúde e o GT Unaids. 

Os debates, organizados em torno de painéis, tiveram como ponto central as formas de articulação do movimento (comissões, redes, fóruns), além de temas como a aids na atual conjuntura social, política e econômica brasileira; as parcerias contra o HIV; a política brasileira de medicamentos; o controle social das políticas públicas relacionadas ao HIV e os avanços e dificuldades na prevenção e na assistência voltadas a populações específicas como crianças, mulheres, presos, profissionais do sexo. A comissão organizadora do evento deve divulgar os resultados das eleições e do encontro nos próximos dias.

Segundo Rubens Duda, do Fórum Paulista de ONGs Aids, um dos eixos principais das discussões durante o encontro foi a reclamação apresentada pelo governo americano junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o Brasil, que pode ter como consequência imediata a inviabilização do programa nacional de combate e prevenção à Aids. Uma das bases principais do programa é a distribuição gratuita de medicamentos genéricos.O processo na OMC foi motivo de uma manifestação organizada em frente ao consulado dos Estados Unidos no dia 11.


Outra atividade sobre o mesmo tema foi o lançamento do relatório Companhias Farmacêuticas Internacionais x Brasil: uma ameaça à saúde pública, que faz parte da campanha internacional da Oxfam GB (Grã-Bretanha) "Baixem os Preços". Lançada em fevereiro passado, o objetivo principal da campanha é pressionar as grandes companhias internacionais farmacêuticas a baixarem os preços dos medicamentos para os países pobres. Em função do processo na OMC, nos meses de maio e junho o foco da campanha é o Brasil.


Gestos - (81) 3421-7727 E.mail gestos@elogica.com.br
Oxfam Brasil - Tel. (81) 3231-5449 / Fax: (81) 3221-5319

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca