ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

13510/05/2001 a 16/05/2001

Requerimento da CPI da Corrupção é protocolado; Vigília reforça manifestações no dia 13

O requerimento pedindo a abertura da CPI da Corrupção, com a assinatura de 183 deputados federais e 29 senadores, foi entregue ontem, dia 9, ao presidente do Congresso, Jader Barbalho. Entretanto, ele deverá ser apreciado somente na próxima quarta-feira, dia 16, em sessão conjunta do Senado e da Câmara. A entrega foi acompanhada de ato público reunindo parlamentares, dirigentes partidários e representantes da sociedade civil. Segundo Bizeh Jaime (Inesc), representante da Abong no ato, três pontos foram reforçados: a realização de vigílias contra a corrupção em todos os estados no próximo domingo, dia 13; a votação aberta na Comissão de Ética do relatório sobre a violação do painel de votação do Senado e o impedimento de qualquer tipo de acordo espúrio que tenha como objetivo enterrar as investigações dos casos de corrupção no governo e no legislativo.


Informes da Vigília

Em reunião em Brasília no último dia 4, as entidades organizadoras da Vigília Cívica Contra a Corrupção propuseram que, no dia 13, as pessoas se reúnam em suas casas, igrejas, seccionais da OAB, sindicatos, movimentos sociais, associações de moradores, clubes e praças das cidades para debaterem duas questões: como a sociedade civil pode se articular e se organizar para que ela mesma investigue as práticas de corrupção conhecidas, identificando efetivamente os responsáveis, e o que deve ser mudado, na legislação e nos instrumentos de combate à corrupção atualmente disponíveis, para que tenham real eficácia.

Os organizadores da Vigília sugerem que, durante as celebrações ou caminhadas pacíficas, os participantes usem símbolos com as cores da bandeira brasileira para dar visibilidade ao início do processo de tomada de posição da sociedade. As sugestões e propostas que forem apresentadas nos debates devem ser enviadas às entidades promotoras da vigília em cada estado.

A Vigília propõe também que as entidades enviem mensagens aos deputados e senadores, "manifestando sua convicção na necessidade de garantir que o Senado não se submeta a nenhum acordo espúrio no caso da violação do painel de votação e que a CPI da Corrupção seja instalada no Congresso Nacional". 

Os interessados em participar do grupo de discussão da Vigília Cívica na Internet devem enviar e-mail para: vigiliacivica-subscribe@yahoogroups.com
CBJP - (61) 323-8713 E-mail: cbjp@cbjp.org.br
OAB - www.oab.org.br E-mail: barto@oab.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca