ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

13510/05/2001 a 16/05/2001

Colóquio de Direitos Humanos começa em São Paulo

Formar jovens profissionais e militantes engajados no trabalho de redução das violações aos direitos humanos e das injustiças sociais é o objetivo geral do I Colóquio Anual de Direitos Humanos de São Paulo, que se realiza em São Paulo entre os dias 13 e 25 de maio. Os 115 participantes selecionados já atuam na área como lideranças, membros de organizações não governamentais, profissionais da educação, do direito e da mídia. A idéia é ampliar o potencial das instituições da qual fazem parte na efetivação dos direitos humanos. No total, foram mais de 240 inscritos.

O evento foi idealizado pelo Consórcio Universitário pelos Direitos Humanos, um acordo de cooperação entre a Universidade de São Paulo (USP), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a Universidade de Columbia - Nova York que tem como objetivo instituir um fórum regular de discussão a respeito de novas estratégias e desenvolvimentos relevantes para os principais problemas relativos aos direitos humanos no Hemisfério Sul, especialmente nos países em desenvolvimento. O Consórcio Universitário é coordenado pelos professores Oscar Vilhena Vieira (PUC-SP), Paul Martin (Universidade de Columbia) e Paulo Sérgio Pinheiro (USP).

As discussões do Colóquio serão feitas em torno de três linhas: a concepção contemporânea dos direitos humanos, os instrumentos internacionais e domésticos destinados à proteção e a efetivação desses direitos e o papel da educação, da mídia, das organizações governamentais e não governamentais (ONGs) e demais atores sociais na promoção dos direitos humanos. O evento é dividido em diferentes sessões (plenários, oficinas e atividades especiais), que enfatizarão o intercâmbio de novos conhecimentos e o desenvolvimento do pensamento crítico, além da difusão de estratégias acessíveis aos participantes para enfrentarem os problemas relativos à efetivação dos direitos humanos. Entre os problemas relacionados à temática, o consórcio aponta: questões de gênero, crianças e adolescentes, sistema penitenciário, violência, brutalidade policial, direitos sociais, entre outros. 

Além de uma discussão dos pontos de vista jurídico e político, os participantes também farão visitas a instituições e realizarão apresentações teatrais e literárias, além de organizar uma exibição de documentários e filmes que abordem temas ligados aos direitos humanos.

 

A Abong participa do colóquio coordenando todos os grupos de trabalho sobre Sociedade Civil e duas oficinas de capacitação: "Relacionamento entre ONGs: atuação regional e criação de redes internacionais", no dia 15, e "A gestão e o funcionamento de uma ONG, no dia 18". A programação completa pode ser acessada no site do Consórcio Universitário: www.consorciodh.org.br.


Informações - Tel. (11) 3237-3386 E-mail: consorciodh@uol.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca