ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

13510/05/2001 a 16/05/2001

Rede OCARA prepara portal de ONGs do Nordeste

Criar um sistema de comunicação da sociedade civil organizada do Nordeste para prover informação e conhecimento tanto para as organizações interessadas quanto para o público em geral. Esse é o objetivo geral da Rede Ocara, uma articulação que reúne mais de 30 ONGs do Nordeste. A iniciativa está sendo coordenada pela regional Abong Nordeste-1, o Cenap (Centro Nordestino de Animação Popular), Djumbay e a SNE (Sociedade Nordestina de Ecologia). 

Entre os objetivos específicos, a rede pretende fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil para a produção e o uso de instrumentos de informação e comunicação eletrônicos. A Ocara conta com o apoio da DED (Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social) e da Rits (Rede de Informações do Terceiro Setor). 

Além de informações gerais sobre a Rede Ocara, o usuário do portal pode encontrar informações sobre as organizações que integram a rede, parcerias, notícias relevantes às ONGs e movimentos sociais, anúncios, bolentins das entidades, agenda e links para organizações da sociedade civil, sites que atendam interesses e públicos específicos (crianças, idosos, agricultores etc.) ou de temáticas específicas levantadas pelas organizações animadoras da Rede Ocara. A idéia é que o portal seja um espaço interativo também. Fóruns, chats, quadro de avisos, espaço para protestos e denúncias estão previstos.


Funcionamento descentralizado

"A idéia de formar um portal de ONGs do Nordeste nasceu dentro do projeto Demo (Desenvolvimento Institucional e Metodologias de Trabalho de ONGs), desenvolvido pela Abong entre 1997 e 1998", explica Hans Pepi Schweigert (Cenap-PE), um dos coordenadores da rede. O site da Ocara foi construído e alimentado nessa época. Ele agora começa a se ampliar para a construção de uma rede que desenvolve várias atividades não-virtuais como seminários e oficinas sobre a temática da comunicação digital, além de cursos de capacitação no uso das ferramentas digitais. Em setembro de 2000, foi eleita uma coordenação provisória, responsável pela construção do encaminhamento do projeto e da gestão das atividades planejadas.

Para Hans, o grande desafio é fazer a Ocara funcionar dentro dos princípios e da dinâmica de uma rede. "Antes o funcionamento dependia sempre de uma pessoa; agora é responsabilidade do grupo". Para isso, a construção do conteúdo está descentralizada entre entidades animadoras, responsáveis por temáticas específicas: Saúde; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Institucional; Direitos Humanos e Relações Raciais; Gênero e Sexualidade; Educação, Arte e Cultura, e Crianças e Adolescentes.

O escritório da Rede Ocara funciona na Casa da Cidadania (av. Sigismundo Gonçalves, 700, Olinda). As reuniões acontecem mensalmente, a cada terceira quarta-feira do mês, das 9 às 12 horas. O próximo encontro está marcado para o dia 15 de maio. As organizações do Nordeste interessadas em aderir à rede podem escrever para o e-mail: ocara@egroups.com ou entrar em contato por telefone.

 

Cenap - (81) 3426-0001
Rede Ocara - www.ocara.org.br Tel.(81) 3439-9153

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca