ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

13510/05/2001 a 16/05/2001

Notas

CPI das ONGs

Reunião define plano de trabalho. Ver no site da Abong: www.abong.org.br


Plenária em Recife

A Frente de Entidades Sociais Não-Governamentais de Recife (Pernambuco) comunica o adiamento da plenária do Fórum de Recife do dia 10 para o dia 16 de maio.


Informações - (81) 341-5146 (Amencar), (81) 429-3444 (CCLF) ou (81) 231-3911 (MNMMR)


Esterilização feminina em Pernambuco

A ONG pernambucana SOS Corpo - Gênero e Cidadania celebra seus 20 anos com o debate "Dilemas e Conflitos da Prática da Esterilização em Pernambuco nos Últimos 20 Anos", que acontece no dia 11, às 19h (Rua Real da Torre, 593 - Madalena - Recife - PE). Participam do debate a pesquisadora Sonia Corrêa (Ibase-RJ e Dawn/Mudar), o pesquisador e professor André Junqueira Caetano (Cedenplar/UFMG), a assistente social e sanitarista Débora Maltêz Farias Costa e Gilvânia Maria da Silva, gerente da Divisão de Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde.


SOS Corpo - Tel. (81) 3445-2086 E-mail: sos@soscorpo.org.br


Prêmio Emprendedor Social Ashoka-McKinsey

As inscrições para o Prêmio Empreendedor Social Ashoka-McKinsey terminam amanhã, dia 11. As inscrições são feitas somente pelo site: www.empreendedorsocial.org.br


Informações - organizacao@empreendedorsocial.org.br


OEA: Brasil é condenado por violência doméstica

Em decisão inédita, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil, no último dia 30, por negligência e omissão em relação à violência doméstica. A comissão analisou o caso da cearense Maria da Penha Maia Fernandes, que ficou paraplégica em 1983 quando seu ex-marido, Marco Antônio Heredia Viveiros, tentou mata-la com um tiro. Apesar de condenado duas vezes, Viveiros recorreu e nunca cumpriu a pena. O Brasil foi acusado de ter descumprido a Convenção Americana de Direitos Humanos e a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, aprovada em 1993. O caso foi apresentado à OEA em 1988 pelo Centro pela Justiça e o Direito Internacional (Cejil), representante legal de Maria da Penha. A OEA recomenda que o governo pague uma indenização à vítima e cumpra os procedimentos criminais contra Viveiros de forma rápida e eficiente.


Cejil - Tel. (21) 533-1660 E-mail: cejilbrasil@ax.apc.org

 

Fórum Lixo e Cidadania

Nos dias 7 e 8 de maio, a coordenação do Fórum Lixo e Cidadania da Cidade de São Paulo reuniu-se para definir as estratégias e diretrizes gerais do planejamento para estruturar uma proposta de gestão descentralizada e participativa de resíduos sólidos na cidade. Os resultados serão apresentadas às 75 entidades integrantes do fórum no próximo dia 28 de maio. O Fórum conta com o apoio do Centro de Juventude e Educação Continuada e e da Fundação Friedrich Ebert. Informações - (11) 9641-4997

 

Questão agrária, movimentos sociais e a mídia no Brasil

A Escola Nacional Florestan Fernandes/MST, o Centro de Documentação e Memória da Unesp e a Fundação Cásper Líbero promovem em São Paulo, capital, o seminário "A questão agrária, os movimentos sociais e a mídia no Brasil". O seminário, que acontecerá nos dias 19 e 20 de maio, das 9 às 18 horas, é dirigido a estudantes de jornalismo e a jornalistas que atuam na cobertura das questões agrárias. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pois o número de vagas é limitado. Reforma agrária, direitos humanos, transgênicos e as propostas do MST estão entre os temas a serem abordados. David Hathaway, João Pedro Stédile (MST), José Arbex (Caros Amigos) e Jair Borin (ECA-USP) estão entre os painelistas do evento.


Informações - revista@mst.org.br ou pelo tel. (11) 3361-3866, com Rogério

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca