ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma Reforma Política
informes - ABONG

20129/01/2001 a 4/02/2001

Porque um novo mundo é possível

Descrever Porto Alegre de 25 a 30 de janeiro não é tarefa das mais simples. Ninguém presente ao Fórum Social Mundial 2001 pôde ter a real dimensão de todas as atividades, encontros, produções, oficinas, reuniões, mobilizações, eventos culturais e tantas outras manifestações ocorridas na cidade, tal a diversidade, variedade e quantidade de ações realizadas. O FSM extrapolou os campus das universidades que sediavam o encontro, estendeu-se a praças, acampamentos, lavouras, casas de moradores locais cedidas para hospedagem, quando todos os hotéis, pousadas e pensões já não comportavam as cidadãs e cidadãos do mundo que foram à capital gaúcha para colaborar com a elaboração de propostas para a construção de um novo mundo, plural e democrático, sem exclusão social, economicamente justo e ambientalmente sustentável.

O colorido das roupas, raças, línguas e idéias rompeu as fronteiras do município, percorreu o País, chegou a outros países e atingiu Davos, missão simbólica do FSM. As informações correram mundo através das instituições e pessoas presentes e do trabalho dos mais de 1,3 mil jornalistas que lá estavam. Representantes de 500 organizações da sociedade civil reunidos em delegações de 112 países, somaram mais de 15 mil pessoas que, durante 5 dias, apresentaram experiências, debateram idéias e elaboraram propostas de ação. Foram 16 conferências, 400 oficinas e dezenas de eventos e encontros paralelos, como a exposição de trabalhos de 53 entidades, organizadas em estandes, uma Feira de livros, e a extensa e intensa programação cultural. 

Foi impossível sintetizar a riqueza dessas experiências num único documento, e nem era o caso. Por isso, o Comitê Organizador do Fórum decidiu disponibilizar os relatórios das oficinas e textos das Conferências no site do FSM 2001. Também ficou a experiência para a organização dos próximos Fóruns Sociais. Sim, a sociedade civil continuará realizando, anualmente, sempre em janeiro, no mesmo período de Davos, não um, mas vários Fóruns Sociais.

O próximo Fórum organizado pela coordenação será em Porto Alegre, e o de 2003, em outro país, mas, para possibilitar a participação de muitas outras pessoas e organizações, a idéia é que aconteçam encontros, simultaneamente, em diversas partes do mundo. Até abril de 2001, o Comitê Organizador deverá apresentar uma relação de locais que se proponham a sediar esses Fóruns. Também neste período será apresentada a Carta de Princípios do FSM e, desde já, começam a ser construídos conselhos nacionais e internacionais de organização. (Veja a íntegra da resolução sobre a organização do FSM em (www.abong.org.br

As ONGs foram atores fundamentais no FSM, contribuindo como proponentes e participantes de oficinas, assistentes de conferências e expositoras em estandes, próprios ou coletivos, como o da ABONG. A diversidade, riqueza e qualidade das experiências das associadas contribuíram para fortalecer o evento.

A ABONG se sente vitoriosa por ter sido uma das oito entidades a se integrar desde o princípio na concepção, coordenação e organização do FSM, um evento histórico que marcou o início do século, afirmando que um outro mundo é possível e ajudando a construí-lo.

Veja na seção de Notas, nesta edição, algumas iniciativas das ONGs durante o FSM, além das oficinas registradas no site www.forumsocialmundial.org.br .Para o próximo ano, mais preparados com a experiência adquirida neste 1o Fórum, é nossa intenção organizar coletivamente a participação do conjunto de associadas da ABONG.


Atenciosamente,

Sérgio Haddad
Presidente

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca