ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

119dezembro de 2000

Conferência de Saúde faz avaliação e propõe caminhos para a implantação efetiva do SUS

Acontece em Brasília, de 15 a 19 de dezembro, a XIa Conferência Nacional de Saúde, que terá como tema "Efetivando o SUS: acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde com controle social". O evento é bienal e contará com a participação de 2.500 delegados: 75% eleitos nas conferências estaduais e 25% indicados por entidade e movimentos de saúde nacionais. Os delegados foram escolhidos de forma paritária: 50% representarão os usuários; 23% os trabalhadores da saúde; 15% os gestores públicos municipais e estaduais e 12% representantes dos prestadores de serviços de saúde.

A Conferência está organizada sobre os temas: SUS - revendo a trajetória; Avaliação do controle social nos 10 anos do SUS: a construção do acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde; Financiamento e responsabilidade das três esferas político-administrativas para garantir acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde, com controle social; e Modelo Assistencial e de gestão para garantir acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde com controle social.

Cada um desses temas será tratado a partir de exposições de técnicos, representantes de órgãos públicos de saúde e pesquisa, do governo federal, do legislativo e de organizações da sociedade civil.

Serão constituídos 60 grupos de trabalho. No último dia da Conferência o relatório final será submetido à votação no plenário.


ONGs/AIDS

O movimento de luta contra a AIDS terá direito a 10 delegados nacionais indicados, além daqueles eleitos nas Conferências Estaduais. As ONGs GIV, GRAB, Grupo Pela Vidda/Niterói, Grupo Pela Vidda/Goiânia e Grupo Reagir, titulares da Comissão Nacional de AIDS, eleitas no último Encontro Nacional de ONGs/AIDS, indicarão cinco delegados. A RNP+, movimento nacional presente em todos os Estados indicará um delegado, e os outros quatro serão indicados pelas ONGs/AIDS que ocupam vaga titular nos Conselhos Estaduais de Saúde, e que não tenham sido eleitas nas Conferências Estaduais.


Premiação

No dia 16, às 20h, o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde vai premiar 10 municípios que desenvolveram experiências bem-sucedidas. São eles: Belo Horizonte (MG), Contagem (MG), Ibiá (MG), Iracema (RR), Jaguaribe (CE), Perdões (MG), Rio do Sul (SC), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Sorriso (MT). Receberão menção honrosa, Caxias do Sul (RS), Lagoa Santa (MG), Palmas (TO), Palmeira dos Índios (AL) e Vitória da Conquista (BA).XIa Conferência Nacional de Saúde: (61) 349-8384.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca