ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

118dezembro de 2000

FASE ganha Prêmio Criança 2000 da ABRINQ

A Fase - Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, associada à ABONG, foi uma das entidades vencedoras do prêmio Criança 2000, conferido pela Fundação Abrinq e anunciado no último dia 29 de novembro, em São Paulo. A premiação acontece há mais de uma década e, anualmente, reconhece entidades da sociedade civil ou pessoas que tenham desenvolvido ações em benefício da população infanto-juvenil do País. Este ano foram selecionadas 20 iniciativas como finalistas, das quais quatro receberam destaque especial. De acordo com a Abrinq, a seleção procurou destacar temas considerados prioritários pela instituição, como atendimento integral e em rede, protagonismo juvenil, violência doméstica e erradicação do trabalho infantil.

A Fase foi premiada pelo projeto desenvolvido em São João do Meriti (RJ), município da Baixada Fluminense, que oferece a crianças e adolescentes espaços de socialização e formação para a cidadania. O trabalho vem sendo realizado em parceria com entidades locais como o Conselho de Entidades Populares, Casa de Cultura, Associações de Moradores e centros comunitários, e com o apoio da Actionaid Brasil.

Também receberam o prêmio o Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA), que forma adolescentes como agentes multiplicadores de ações educativas através da arte e educação, em Salvador (BA); o Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância (Crami) do ABCD, que atende em Santo André (SP), crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica; e o Conselho de Monitoramento para Erradicação do Trabalho Infantil no Garimpo Bom Futuro (Ariquemes-RO).


Cidadania

Além do trabalho com crianças e adolescentes, a Fase (RJ) desenvolve outros projetos na Baixada Fluminense, como o Disk Mulher Baixada, organizado em parceria com a Casa de Cultura de São João do Meriti e o Observatório de Políticas Públicas Urbanas e Gestão Municipal (PPUR/UFRJ/Fase), com o objetivo de prestar informações, através de Plantão Telefônico, sobre os serviços públicos e comunitários existentes na Baixada e no Rio de Janeiro nas áreas de violência, saúde, AIDS, creche e cidadania da mulher.

A organização também assessorou as entidades e movimentos populares que se mobilizaram para a elaboração e implantação do Programa Renda Mínima no município de São João do Merirti. O projeto foi aprovado na Câmara Municipal e estabelece uma complementação de renda no valor de R$ 68,00 a todas as famílias cujos membros tenham, individualmente, rendimento abaixo de meio salário mínimo.
Fase (RJ) - (21) 286-1441; www.fase.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca