ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

117novembro de 2000

ABONG traça planos para os próximos três anos e elege nova diretoria

As associadas à ABONG reuniram-se em Assembléia no último dia 24 de novembro, no Rio de Janeiro. O encontro aconteceu depois do seminário "Um novo mundo é possível: as ONGs e a luta por um desenvolvimento sem exclusão" e deliberou sobre os rumos do trabalho da entidade nos próximos três anos.

Entre os desafios políticos colocados para a Associação estão a sistematização, proposição e divulgação de alternativas de políticas públicas, atuação pública nos temas nacionais e internacionais, defesa dos interesses das ONGs, continuidade ao diálogo com a Cooperação Internacional e a implantação de um programa de desenvolvimento institucional para as ONGs, entre outras. 

Atuar na defesa da Amazônia, contribuir para o crescimento e visibilidade dos movimentos homossexual e de mulheres, observar a atuação das igrejas pentecostais e carismáticas católicas em relação aos temas sociais, buscar a articulação para intervir na reforma do Judiciário, acompanhar a Conferência sobre racismo, levar informações sobre o trabalho das ONGs às classes socialmente desfavorecidas e avaliar constantemente a relação com os organismos multilaterais, foram alguns dos itens destacados pelas associadas como novos desafios políticos para a ABONG.


Novas Associadas

Durante reunião do Conselho Diretor, que antecedeu a Assembléia Nacional da ABONG, foi aprovado o ingresso de três novas associadas: Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão - GACC-MA, Centro de Valorização da Criança - CVC (PA) e Instituto Centro de Vida - ICV (MT).


Conselho Diretor

Antes de eleger a nova diretoria, as associadas promoveram uma alteração no estatuto da ABONG, ampliando para três anos o período de mandato. A modificação baseou-se na constatação de que dois anos são insuficientes para garantir o desenvolvimento do plano de trabalho estabelecido pelas associadas.

A eleição se deu a partir da formação de uma chapa única. O atual presidente, Sérgio Haddad, foi reeleito e, na sua avaliação, a Assembléia dos sócios mostrou um claro apoio à política de visibilidade pública das ONGs e da ABONG, participando como atores políticos nos temas nacionais e internacionais, e à política de alianças com outros setores da sociedade, com vistas a cumprir a sua missão. "É importante ainda destacar o compromisso dos sócios para que a ABONG venha a se tornar cada vez mais uma instância de defesa e vivência dos compromissos políticos e éticos estabelecidos em nossa Carta de Princípios frente à conjuntura atual e à crescente política de incriminação das ONGs", completou. Confira no site da ABONG a composição do novo Conselho Diretor da ABONG e os documentos aprovados pela Assembléia.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca