ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

117novembro de 2000

Trabalho das ONGs é tema de seminário e exposição

Cerca de 150 organizações participaram do Seminário "Um novo mundo é possível: as ONGs e a luta por um mundo sem exclusão", realizado entre os dias 21 e 23 de novembro, no Rio, com o objetivo de discutir o papel das ONGs na construção de uma sociedade democrática, socialmente justa e economicamente sustentável.

No painel de abertura, "Qual o futuro para a América Latina: inserção subordinada na globalização ou projeto próprio?", Tânia Bacelar, Jean-Pierre Leroy e Eduardo Ballón, concordaram que a conjuntura aponta para possibilidades de desenvolvimento que nada têm a ver com a submissão imposta pelo modelo neoliberal.

A crise da Argentina, "quebrando a ilusão" da possibilidade de termos uma moeda tão forte quanto a dos países hegemônicos; a ação de organizações da sociedade civil, como o MST e o movimento feminista, que apontam para um projeto alternativo de sociedade, e as experiências desenvolvidas por ONGs em âmbito local foram alguns dos indícios apontados como indicadores de que a construção de novo mundo é possível.

Nos dias seguintes, os debates sobre o tema foram instigados pela exposição de ONGs que, a partir da experiência de seu trabalho, propunham a reflexão sobre o papel das ONGs frente a desafios como extensão de direitos humanos, de cidadania e econômicos, a grupos historicamente excluídos, como povos indígenas, mulheres e negros. 

A sustentabilidade socioambiental foi discutida a partir de experiências desenvolvidas nas Regiões Sul e do Semi-Árido nordestino, e as alternativas de geração de emprego e renda e a crise no mundo do trabalho foram tratadas no âmbito da socioeconomia solidária. A relação das ONGs com os organismos financeiros multilaterais foi analisada sob os aspectos da cooperação e das implicações políticas que acarretam.


Veja em www.abong.org.br a relação dos expositores e os roteiros das apresentações.


Feira de ONGs

A II Feira de ONGs "Um novo mundo é possível" reuniu cerca de 60 associadas à ABONG no Museu da República, entre os dias 23 e 26 de novembro. ONGs de todas as regiões do País participaram do evento, expondo ao público suas atividades e produção. A Feira, que no ano passado reuniu apenas as ONGs do Rio, foi marcada por apresentações culturais e pelo lançamento de várias publicações e CDs. (Veja a lista completa no site da ABONG).


No sábado, o Movimento Pré-Vestibular para Negros e Carentes e Chico Buarque receberam o Prêmio Betinho de Cidadania.


Na avaliação de Ricardo Corrêa, diretor regional do Rio de Janeiro e responsável pela criação e organização da Feira, o evento deste ano foi melhor que o de 1999, principalmente pela diversidade e número de visitantes que compareceram, e pela qualidade do trabalho apresentado.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca