ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

117novembro de 2000

Fortalecimento institucional das ONGs lation-americanas é debatido no Rio de Janeiro

Aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 22 de novembro, a Conferência Latino-Americana de Fortalecimento Institucional de ONGs, que contou com a participação de representantes de associações nacionais de ONGs do Peru, Chile, México, Uruguai, Nicarágua, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Guatemala, Costa Rica, além da ABONG. Também participaram do encontro redes de articulação de ONGs, como ALOP - Associação Latino-Americana de Organizações de Promoção e CEEAL - Conselho de Educação de Adultos da América Lartina, as agências de cooperação Oxfam, ICCO, EZE, Novib e IAF, e representantes da União Européia, do Unicef e do Banco Mundial.

Promovido pelo International Forum on Capacity Building - IFCB e organizado pela ABONG e ALOP, o evento possibilitou o debate para a construção de uma agenda comum visando o fortalecimento institucional de ONGs da América Latina. As discussões foram organizadas a partir dos resultados obtidos nos Diálogos Nacionais, sobre o mesmo tema, realizados na América Central, Caribe, Peru, Brasil e Argentina. 

Durante a reunião foi reafirmado que as ONGs, no cumprimento de sua missão e suas estratégias de atuação, devem reforçar seus laços históricos com as forças sociais de transformação, movimentos sociais, redes e fóruns que lutam pela ampliação dos direitos de cidadania e da democracia na América Latina.

Com base nesse diagnóstico, foram definidos três eixos de trabalho para o fortalecimento institucional das ONGs (Veja site da ABONG)


Continuidade

No plano internacional, a consolidação de uma agenda de fortalecimento institucional das ONGs prosseguiu na reunião do Conselho Diretor do Fórum Internacional de Fortalecimento Institucional, ocorrida nos dias 27 e 28, em Bruxelas, onde foram apresentadas as conclusões das Conferências Regionais realizadas na Ásia, África e América Latina. A ABONG foi representada pelo diretor Silvio Caccia Bava.

No plano nacional, a partir da sistematização das propostas do Diálogo Nacional ocorrido no Brasil ( que baseou-se em pesquisas da ABONG realizadas entre suas ONGs associadas e do Processo de Articulação e Diálogo entre as Agências Ecumênicas Européias e as ONGs que se constituem como suas contrapartes no Brasil ( e considerando os resultados da Conferencia Latino-Americana, será elaborado um plano de capacitação de ONGs para um período de dois anos, a ser implementado pela Associação Brasileira de ONGs através de seus Fóruns Regionais, com início previsto para 2001, e poderá ter o apoio financeiro das instituições participantes desta articulação.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca