ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

116novembro de 2000

CEDAP ganha prêmio com projeto de prevenção à AIDS na juventude

O projeto Aids e Juventude desenvolvido pelo Centro de Educação e Assessoria Popular - Cedap, ganhou no último dia 11, durante I Fórum e II Conferência de Cooperação Técnica Horizontal da América Latina e Caribe em HIV/Aids e DST - Fórum 2000, o Prêmio Julio Barrios, concedido ao melhor trabalho de prevenção.

O Fórum 2000 premiou projetos desenvolvidos em quatro categorias: Prevenção, Assistência, Estudos Comportamentais e Epidemiológicos e Resposta Social. O Cedap concorreu com 700 projetos de diversos países da América Latina e ganhou na categoria Prevenção. "Este prêmio é um reconhecimento para toda a equipe, principalmente por se tratar de um evento internacional. Vai servir de motivação e fortalecimento da atividade na busca de outras parcerias", afirmou Andréa Teixeira Matheus, psicóloga e coordenadora do projeto.

O projeto Aids e Juventude começou em 1995 e tem três frentes de ação: a primeira tem como principal foco o trabalho de prevenção a Aids junto a adolescentes que moram em bairros da periferia de Campinas; a segunda desenvolve atividades para profissionais da área de Saúde e professores, com o objetivo de formar uma rede de atenção ao adolescente; a terceira ação é voltada para a formação de adolescentes multiplicadores, onde os adolescentes passam por um processo de capacitação e supervisão e depois são encorajados a conversarem com outros adolescentes e debaterem o tema. "São adolescentes falando para adolescentes, o que contribui para a eficácia do projeto. Além disso, o trabalho não se restringe no âmbito da saúde, dando a oportunidade dos jovens exercerem sua cidadania", explica Andréa.


O Cedap

Fundado em 1987 o Cedap, que é associado à ABONG, contribui para o fortalecimento da sociedade civil, através de atividades sócio-educativas e culturais e assessorias planejadas. Traz na sua concepção pedagógica a dimensão ética e política da educação popular, buscando combinar o desafio do enfrentamento dos problemas sociais com a construção de um espaço no interior das organizações de base de re-elaboração de um modelo de democracia integral, estimulando o exercício da cidadania ativa.


Cedap: telefone (19) 3231-5644; e-mail cedap@lexxa.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca