ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

116novembro de 2000

Notas

Feira e Seminário no Rio

Pelo segundo ano consecutivo, a ABONG está realizando no Rio de Janeiro a Feira de ONGs.Este ano o evento foi ampliado, possibilitando a participação de associadas de todo o País, que estão expondo seu trabalho e produtos, lançando publicações e estabelecendo intercâmbio.O seminário "Um novo mundo é possível: as ONGs e a luta por um desenvolvimento sem exclusão" que ocorreu entre os dias 21 e 23, também no Rio de Janeiro, mobilizou associadas de todos os Fóruns Regionais, que apresentaram e debateram sua experiência com outros atores e organizações da sociedade civil.


Os dois eventos têm por objetivo incentivar a reflexão sobre o papel das ONGs na construção de uma sociedade democrática e cidadã. A cobertura completa e detalhada destes eventos, inclusive da Assembléia da ABONG, poderá ser conferida na próxima edição do Informes.

 

Acessibilidade em Salvador

No dia 1º de dezembro, antecipando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3/12), acontecerá em Salvador-BA, o IV Seminário "Salvador é uma cidade deficiente? Vamos construir uma cidade para todos!". Promovido pela Vida Brasil em parceria com a Comissão Civil de Acessibilidade de Salvador, o evento reunirá representantes das diversas esferas da sociedade. O seminário apresentará, entre outros, os resultados de uma pesquisa sobre o nível de acessibilidade da capital baiana para as pessoas com mobilidade reduzida, e a experiência da cidade de Uberlândia-MG. Promoverá ainda a elaboração de uma carta definindo as diretrizes de um plano de acessibilidade para a cidade. Maiores informações com Damien pelo fone (71) 337-1067; e-mail vidabsal@svn.com.br.


Saúde em risco

O Ministério da Fazenda está em atraso com o repasse de verbas para o Ministério da Saúde, são R$ 2.067 bilhões que faltam para completar o orçamento aprovado pelo Ministério do Planejamento.


Se esta situação não for rapidamente regularizada, diversos serviços de saúde estarão comprometidos, entre eles as ações do Programa Nacional DST/AIDs.
Paulo Roberto Teixeira, coordenador nacional de DST/AIDs, afirmou em nota que "caso não haja execução integral do orçamento aprovado para o ano 2000, poderemos sofrer cortes nos recursos que seriam aportados para a prevenção e controle das DST/AIDs, no ano 2001".


Diversas organizações, entre elas o Gapa/RS, o Fórum de ONG/AIDs do RS e o Give-SP estão se articulando para uma mobilização reunindo as diversas ONGs de todo o País, dia 1º de dezembro, contra esta atitude dos ministérios econômicos.
Coordenação Nacional DST/AIDs: Tel. (61) 315-2441; Gapa/RS: Tel. (51) 221-6363.


Mundo do Trabalho

O Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades - Ceert, junto com o Conselho Regional de Psicologia, está lançando, no próximo dia 30 em São Paulo-SP, o livro "Ação Afirmativa e Diversidade no Trabalho: Desafios e Possibilidades". Organizado por Maria Aparecida Silva Bento, o livro é uma coletânea de artigos e trata da intervenção dos sindicatos e das centrais nas questões de desigualdade de gênero e raça no mundo do trabalho. Informações no Ceert: fone (11) 36737927; E-mail: ceert@uol.com.br; Site: www.ceert.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca