ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

113novembro de 2000

ONGs expõem ao debate seu papel social

O Rio de Janeiro receberá ONGs de todo o País em novembro. Entre os dias 21 e 23 acontecerá o seminário "Um novo mundo é possível: as ONGs e a luta por um desenvolvimento sem exclusão". De 22 a 26, o Museu da República sediará a II Feira de ONGs. Os dois eventos são organizados pela ABONG, com o apoio da Associação Latino-Americana de Organizações de Promoção - ALOP e do Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, e têm por objetivo incentivar a reflexão sobre o papel das ONGs na construção de uma sociedade democrática e cidadã. Para tanto, contará com a exposição de ONGs, que debaterão suas experiências com representantes de outras organizações da sociedade civil.


Direitos e Desenvolvimento

Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco, Jean-Pierre Leroy, do Fórum Brasileiro de ONGs e Eduardo Ballón, da ALOP, farão a abertura dos debates, no dia 21, às 20h, com o painel "Qual o futuro para a América Latina: inserção subordinada na globalização ou projeto próprio de desenvolvimento".
No dia 22, pela manhã, Ana Valéria de Araújo (ISA) e James Cavallaro (Justiça Global) estarão no painel "As ONGs e a busca de um desenvolvimento sem exclusão: da defesa dos direitos à gestação dos elementos de um novo projeto de desenvolvimento", tratando dos direitos das populações indígenas e direitos humanos. Ainda neste período, Marilene Lazarini (IDEC) e Silvia Camurça (SOS Corpo), debaterão "As ONGs e a busca de um desenvolvimento sem exclusão: a contribuição das novas cidadanias", a partir da luta pela inclusão cidadã das mulheres e a emergência dos consumidores como nova categoria de cidadania.

À tarde, João Carlos Torrens (Deser) e José Aldo dos Santos (Centro Sabiá) apresentarão experiências de alternativas de desenvolvimento para a Região Sul e Semi-Árido, respectivamente, no painel "As ONGs e o desafio da sustentabilidade socioambiental a partir das múltiplas inserções no território", que terá Elenar Ferreira (Concrab/MST) como debatedor.


Trabalho e cooperação

"As ONGs frente à reestruturação produtiva, crise do mundo do trabalho e a sócio-economia solidária: alternativas de desenvolvimento ou saídas compensatórias?". Marcos Arruda (PACS) e Rosemary Gomes (Fase), discutirão este tema no dia 23, às 9h, tendo como debatedor o presidente da CUT, João Felício.


O seminário será encerrado com o painel "As ONGs e o desafio da articulação entre a agenda local, nacional e internacional do desenvolvimento", que terá a participação de Aurélio Vianna (Rede Brasil), Atila Roque (Observatório da Cidadania) e Pablo Guarino (ALOP), além de uma apresentação sobre o Fórum Social Mundial, que acontecerá em Porto Alegre, durante os dias 20 e 25 de janeiro.


Inscrições

Em virtude do interesse demonstrado, a ABONG está abrindo 50 vagas para a participação de entidades não-associadas e pessoas físicas. O prazo para inscrição é 13 de novembro e os interessados devem entrar em contato com Neusa pelo telefone (11) 3237-2122 ou e.mail abonginfo@uol.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca