ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

113novembro de 2000

Notas

Reforma agrária

Na última semana de outubro, Fábio Konder Comparato, Milton Santos, Plínio de Arruda Sampaio e o presidente da CPT, Dom Tomás Balduíno divulgaram nota de repúdio à iniciativa do Governo Federal de recusar "em tempo hábil o indispensável crédito referente à safra de 2000/2001" às famílias assentadas e a pequenos agricultores, "condenando à miséria 250.000 famílias de lavradores (mais de meio milhão de pessoas)". O documento denuncia ainda uma ação "orquestrada", com o apoio de jornalistas, contra o MST, e é encerrado com um apelo para que os "partidos políticos decentes, organizações religiosas e entidades de defesa dos direitos humanos" se mobilizem para repudiar o "comportamento indigno do Governo Federal" e para defender o direito à sobrevivência das famílias trabalhadoras. A orientação é para que as entidades assinem o documento, que deve ser enviado ao presidente Fernando Henrique (pr@planalto.gov.br) . A ABONG já aderiu e está disponibilizando a íntegra da nota no site www.abong.org.br


Caminhada pela Vida

No dia 2 de novembro o Fórum em Defesa da Vida Contra a Violência, estará realizando a 5ª Caminhada Pela Vida e Pela Paz. Um ato que reúne diversas organizações da sociedade civil e população em geral numa grande caminhada, saindo do bairro Jd. Angela, na Zona Sul de São Paulo, considerado em 1998 pela Organização das Nações Unidas - ONU, como o bairro mais violento do mundo, e de outros pontos da região de Campo Limpo, em direção ao cemitério São Luís. Neste ano o tema da Caminhada será: Ponha Sua Mão nesta Construção. Informações com Regina pelo telefone (11) 5831-2612.


Prêmio de Direitos Humanos

O Movimento Nacional de Direitos Humanos está recebendo, até 10 de novembro, indicações de nomes de pessoas, entidades ou grupos sociais para o XI Prêmio Nacional de Direitos Humanos. As indicações devem ser feitas em documento de apresentação que mostre que os indicados destacam-se, pelo compromisso, dedicação e testemunho, na caminhada de luta pela dignidade e pelo respeito ao ser humano no Brasil e no Mundo. Informações nos telefones (61) 273-7320 / 273-7671 ou escreva para mndh@mndh.org.br.


Eleições no Nordeste

Pelo 13º ano consecutivo, a Escola de Formação Quilombo dos Palmares - Equip, promove, em Recife, de 22 a 25 de novembro, o Seminário Regional de Análise de Conjuntura: "O Nordeste que sai das urnas - Perspectivas de Participação Popular". O evento reunirá representantes de movimentos sociais populares de todos os estados nordestinos e inclui na programação uma plenária aberta, onde serão apresentadas para a sociedade, as principais conclusões do seminário. Informações: (81) 3455-2417; equip@truenet.com.br.


Fórum Continental

De 27 a 29 de novembro, no Parlamento Latino Americano em São Paulo, a Aliança Social Continental e a Rede Brasileira Pela Integração dos Povos - Rebrip, estarão realizando o Fórum Continental Área de Livre Comércio das Américas: Atores sociais e políticos nos processos de integração.


Dentre os objetivos estão os de dar visibilidade ao debate sobre a formação da Alca e o futuro do Mercosul e de preparar a atuação da sociedade civil e dos representantes parlamentares para incidir nas decisões da VI Reunião de Ministros de Comércio da Alca, a ser realizada em Buenos Aires, em março de 2001. Informações: (21) 286-1441 (Fase); (11) 3871-2966 (Cedec).

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca