ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

111outubro de 2000

Regional Sul tem projeto de desenvolvimento alternativo

No último dia 16 de outubro o Fórum Regional Sul da ABONG, que abrange Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, se reuniu em Passo Fundo - RS. Na avaliação de Irma Kniess (CDHMGB/SC), diretora Regional, a reunião foi bastante "animadora", principalmente pela discussão do projeto de desenvolvimento alternativo para a Região, que vem sendo estruturado pelas ONGs e várias outras organizações da sociedade civil. Irma também considera que a vitória de candidatos do campo democrático-popular em vários municípios está provocando um novo ânimo para o trabalho da sociedade civil em 2001.

A participação na Assembléia da ABONG também foi pauta da reunião, e a Regional começou a organizar sua participação no Fórum Social Mundial, onde as ONGs farão exposição de seu trabalho. O grupo elegeu um comitê que ficou incumbido de participar, do próximo dia 24 de outubro, na reunião do Comitê Gaúcho do Fórum Social Mundial.

Também foi acordado um acompanhamento sobre a tramitação e discussões referentes à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, das ONGs em Brasília. As questões estruturais da Regional serão abordadas em uma próxima reunião a ser agendada.


O Projeto

O projeto de desenvolvimento alternativo da região Sul, que será apresentado no Seminário da ABONG, entre os dias 21, 22 e 23 de novembro próximo, foi bastante discutido. Basicamente o projeto prevê o mapeamento das experiências alternativas das cerca de 60 entidades que compõem o grupo denominado Coordenação dos Fóruns do Sul, dentro de três eixos principais: 1) geração de emprego e renda; 2) educação e saúde; 3) participação nos conselhos paritários de gestão.

Estas informações serão sistematizadas e os dados subsidiarão a formulação de diretrizes e princípios para políticas públicas regionais futuras. A Coordenação de Fóruns do Sul se reunirá no próximo dia 31 de outubro.

Maiores informações com Nádia pelo telefone (47) 455-2886 ou fax. (47) 455-3447.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca