ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

108setembro de 2008

Acionado na Justiça, ministro Pratini se retrata perantes ONGS

No dia 15 de julho deste ano o Ministro da Agricultura Marcus Vinicius Pratini de Moraes concedeu entrevista ao Jornal do Brasil onde fez uma série acusações ofensivas às organizações não governamentais - ONGs, e em especial ao Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC. (ver Informes 102)

A ABONG e o IDEC, buscando preservar a imagem das ONGs, a sua independência e seu papel de defender e exercer direitos de cidadania, encaminharam ao Supremo Tribunal Federal, no dia 15 de agosto, um pedido de explicações ao Ministro. No dia 26 de setembro, Pratini voltou atrás em suas declarações e reconheceu o "importante papel que as organizações não-governamentais, entre elas o IDEC, desempenham hoje no Brasil".

ABONG: Telefone (11) 3237-2122;
Página eletrônica www.abong.org.br.
Idec: Telefone (11) 3862-4266;
Página eletrônica www.idec.org.br.

 

Exlicações de Pratini enderaçada À ABONG e ao IDEC

"Ao conceder entrevista ao Jornal do Brasil, publicada no dia 17 de julho último, não tive, em nenhum momento, a intenção de acusar o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC ou a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais - ABONG e suas filiadas. Apenas me permiti referir dúvidas e questionamentos do mercado sobre as posições tomadas recentemente por diversas partes no que diz respeito a organismos geneticamente modificados (OGMs).
Afirmo, entretanto, o meu reconhecimento a respeito do importante papel que as organizações não-governamentais, entre elas o IDEC, desempenham hoje no Brasil, cuja atuação é resultado de um Estado Democrático, que busca garantir espaço para os anseios da sociedade, manifestação de seus valores e defesa de seus direitos.


Não posso, portanto, deixar de reconhecer a legitimidade e independência da atuação dessas entidades, ainda que em questões pontuais venham divergir das posições hoje adotadas pelo Governo Federal no caso dos alimentos transgênicos.
Certo de que juntos buscamos o melhor interesse do País, subscrevo-me


Atenciosamente,


Marcus Vinícius Pratini de Moraes
Ministro de Estado da Agricultura e do Abastecimento"

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca