ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

108setembro de 2008

Organizações se mobilizam em prol da Conferência Mundial Contra o Racismo

Conferências, seminários, reflexões e encontros, no mundo todo, vêm movimentando as preparações para a III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Correlatas de Intolerância, que deverá acontecer de 29 de agosto a 7 de setembro de 2001 na África do Sul.

O primeiro encontro preparatório oficial (I Prepcom) ocorreu em Genebra em maio último e estabeleceu Comitês Coordenadores Provisórios com a missão de disseminar informações sobre a Conferência e articular a participação de ONGs. Nesta ocasião foi escolhido Ivanir dos Santos, do Centro de Articulação das Populações Marginalizadas - Ceap, como representante do Brasil.


Este primeiro encontro definiu também a frase oficial da Conferência: "Unidos no Combate ao Racismo: Igualdade, Justiça, Dignidade". O II Prepcom está marcado para acontecer em Genebra, de 30 de maio a 8 de junho de 2001.


No Brasil

No Brasil existem várias iniciativas da sociedade civil, em especial do movimento negro, com vistas à participação no processo preparatório da Conferência. Em 22 de julho deste ano, um encontro em São Paulo instalou o Fórum Nacional de Entidades Negras, uma articulação de organizações que tem por objetivo preparar a intervenção dos negros brasileiros na Conferência.

Diversas organizações de mulheres negras, entre elas a Fala Preta! Organização de Mulheres Negras-SP, Instituto da Mulher Negra - Geledés e o Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará - Cedenpa, estavam presentes num seminário nacional de formação e informação, que aconteceu de 1 a 3 de setembro último, que resultou na elaboração de uma declaração preliminar das mulheres negras que servirá de base para a construção de um documento contendo um diagnóstico sobre as condições de vida das mulheres negras brasileiras.

Em Salvador estão sendo organizados vários seminários preparatórios para a Conferência. O primeiro deles ocorreu de 15 a 17 de setembro e teve como característica marcante a agenda ampla que inclui diversas dimensões da questão racial no Brasil.

A Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - Fase, junto com outras organizações lança hoje, 28 de setembro, um relatório sobre o Índice de Desenvolvimento Humano em Salvador. A Fase já fez um estudo que aplicou a metodologia do IDH às populações branca e negra do Brasil e que revelou o alto índice de desigualdade racial no Brasil. (Ver Informes 99).


Maiores informações sobre a Conferência e as preparações para a mesma no Brasil e no Mundo consulte www.afirma.inf.br/.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca