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informes - ABONG

105setembro de 2000

Pedro Pontual é o novo presidente do CEAAL

O primeiro brasileiro a ocupar a presidência do Conselho de Educação de Adultos da América Latina - CEAAL, é Pedro Pontual, eleito na V Assembléia Geral do CEAAL. A Assembléia, que ocorreu de 31 de agosto a 1º de setembro na Cidade do Panamá, elegeu também: Carlos Arco Mera (México) para secretário geral, Cecília Amaluíza (Equador) para tesoureira e Nídia Gonzáles (Cuba) para fiscal.

"Ter um brasileiro na presidência do CEAAL significa a possibilidade do Brasil aprofundar a discussão da educação popular latino-americana, trazer esta discussão latina para o Brasil e colaborar com ela", afirmou Pedro Pontual, um dos representantes da Ação Educativa na Assembléia.

Pedro lembra também que para os próximos anos a maior responsabilidade é "contribuir com a reflexão dos novos paradigmas que vão nortear a educação popular, através do resgate crítico e atualizado do pensamento de Paulo Freire".

A Assembléia fez também algumas mudanças nos estatutos do CEAAL, direcionando-o para um processo de maior descentralização, fortalecimento das regiões e das redes temáticas e implantação de uma política de comunicação que amplie o contato entre as afiliadas e a presença do CEAAL no cenário internacional. Maria Clara Di Pierrô (Ação Educativa), eleita representante da região Brasil, disse que a mudança do Chile para o México, da secretaria geral, foi o começo de um processo de descentralização do CEAAL e que agora é preciso "transformar as discussões da Assembléia num plano global que tenha projetos Latino Americanos e Regionais dentro das redes temáticas."


O CEAAL

Desde 1982, ano da sua constituição, o CEAAL busca fortalecer a capacidade e a formação integral dos educadores populares, para que possam influir nas ações de pessoas, grupos, movimentos sociais e na elaboração de agendas e políticas públicas a favor da transformação democrática de nossa sociedade. Para isso divide-se atualmente em seis redes temáticas: 1) educação popular entre mulheres; 2) educação e poder local; 3) educação para a paz e os direitos humanos; 4) alfabetização e educação básica; 5) educação ambiental; 6) comunicação e educação.

As cerca de 200 ONGs associadas ao CEAAL se dividem em 6 regiões. A região Brasil congrega 25 entidades (16 destas são associadas à ABONG), e o restante se divide nas regiões Cono Sur, Andina, Centroamérica, Caribe e México. Maria Clara afirmou que as ações do CEAAL têm "um duplo eixo: um espaço de aprendizagem teórico e prático e a busca da construção do cidadão que fortaleça a sociedade civil para incidir sobre as políticas públicas".

CEAAL: telefone (52 55) 331755/330349; fax. (52 55) 140610; página eletrônica: www.ceaal.org; correio eletrônico ceaal@laneta.com.apc.org.


Alfabetização

Dia 8 de setembro é o Dia Internacional de Alfabetização. Com a proposta de que este dia sirva para discutir a situação da educação de jovens e adultos no Brasil acontece, em Campina Grande (PB), o II Encontro Nacinal de Educação de Jovens e Adultos de 7 a 9 de setembro. O encontro abordará três temas centrais: os conceitos de alfabetização, modelos de parceria e estratégias de articulação na educação de adultos. Sérgio Haddad, presidente da ABONG, será um dos palestrantes. Informações com Silvia Tavares no telefone (11) 3151-2333 r. 131, Thimoty Ireland no telefone (83) 216-7156 ou Lílian Mendes (11) 214-3766.

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