ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

105setembro de 2000

Crianças vão para a rua buscar o sustento de suas famílias

O Programa de Apoio a Meninos e Meninas - PROAME, através do seu Centro de Defesa da Criança e do Adolescente "Bertholdo Weber" - CEDECA, realizou uma pesquisa no município de São Leopoldo - RS, para traçar o perfil de crianças e adolescentes em situação de rua. A pesquisa foi realizada através de entrevistas feita por educadores da instituição entre 125 crianças.

Segundo Arlei Márcia Weide, da coordenação e produção da pesquisa, o que mais chamou a atenção foi o fato de que "a maioria das crianças (58,4%) vem para a rua para buscar o sustento da família, a suplementação da renda familiar". O item "adquirir coisas para si próprio" foi o segundo motivo pelo qual as crianças estão na rua (5,6%), seguido por "conflitos e desestruturação familiar" e "para usar drogas", ambos com 4% do índice total.

Outro dado apontado pela pesquisa foi o número de crianças "de rua" (16,8%), cujo vínculo principal é com a própria rua, e as "na rua" (83,2%), correspondendo àquelas que ainda têm algum vínculo familiar. Estes dados, de acordo com as conclusões da pesquisa, mostram que a maioria das crianças "vem para a rua a fim de buscar o sustento próprio e o da família" criando assim "um ciclo de exclusão".

Ainda na conclusão da pesquisa o PROAME/CEDECA afirma que "para possibilitar a mudança no destino desses meninos e meninas é preciso romper esse ciclo criando novas formas alternativas de inclusão para essa população".

A pesquisa foi realizada no período de novembro/1999 a março/2000 e foi publicada na Série Cadernos no Proame/Cedeca. Maiores informações no telefone (51) 592-4553; correio eletrônico cedecaproame@zaz.com.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca