ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

104agosto de 2000

Grito dos Excluídos encerra plebiscito da dívida externa

"Progresso e Vida. Pátria sem Dívidas". Este é o tema do Grito dos Excluídos, manifestação que acontecerá em todo o País no próximo dia 7 de setembro. Organizado pela CNBB, CUT, MST, CMP, Contag, CNTE, Movimento dos Atingidos por Barragens - MAB e Pastoral da Juventude do Brasil, o "Grito" acontece pelo sexto ano consecutivo, e coincidirá com o fim do plebiscito sobre o pagamento da dívida externa, que acontece de 2 a 7 de setembro. "Queremos dizer que a economia deve estar a serviço da vida", afirma a Secretaria Nacional do Grito em documento que explica o tema deste ano.

Os organizadores da manifestação orientam para que, ao longo da semana que antecede o Grito, sejam realizadas atividades descentralizadas em todos os estados, com a viabilização de transporte, divulgação dos eventos em rádios e estabelecimento de parcerias com entidades civis e setores do poder público. Entre as atividades previstas está a organização do Plebiscito sobre a Dívida Externa, que também deverá ser realizado por meio de parcerias entre as organizações da sociedade civil.

No dia 7 deverão ser organizadas caminhadas em blocos. Para estes eventos sugere-se que as "falas" sejam substituídas por outras formas de expressão e que seja priorizada a participação dos grupos socialmente excluídos. No final da semana, a Secretaria Nacional do Grito divulgará as agendas de atividades em todos os estados.


Aparecida

Como acontece desde 1995, a cidade de Aparecida do Norte (SP) receberá milhares de manifestantes de todo o País. A programação inclui a 13a Romaria dos Trabalhadores, que será encerrada com uma missa às 10h. O ato do "Grito dos Excluídos" acontecerá, em todo o País, entre 11h30 e 12h.


América Latina

Também no dia 7 de setembro acontece o "Grito Latino-americano e Continental", com atividades em vários países da América Latina. A partir desta data, grupos de manifestantes iniciam marchas e caminhadas em direção às capitais nacionais onde, no dia 12 de outubro, acontecem novas manifestações.


Grito dos Excluídos - Secretaria Nacional - Fone: (11) 272-0627; Correio eletrônico: gritonacional@ig.com.br


Resposta ao Ministro

A Coordenação Nacional da Campanha pelo Plebiscito da Dívida Externa divulgou na última semana um documento respondendo às declarações do ministro da Fazenda, Pedro Malan, sobre o Plebiscito. Entre outros aspectos, esclarece que, ao contrário do que foi afirmado pelo ministro, o evento não é uma iniciativa de partidos políticos, mas um "movimento cívico que reúne centenas de sindicados, movimentos sociais e diversas organizações da sociedade civil", e que faz "parte do calendário de mobilizações da Campanha Internacional Jubileu 2000, iniciada pelo Vaticano, que prega o cancelamento das dívidas dos países empobrecidos".


O documento afirma também que as entidades que organizam o Plebiscito, entre elas a CNBB, são "contrárias a qualquer ´calote`, especialmente o calote das dívidas sociais das quais o credor é o povo brasileiro".


Por fim, sugere que o ministro, para contrapor-se à campanha pelo "Não" ao pagamento da dívida externa, tente convencer "a população a dizer ´Sim` ao acordo com o FMI, ao pagamento da dívida externa sem auditoria e à sangria de recursos do País para enriquecer aos especuladores".

Plebiscito - Secretaria Nacional - (61) 313-8323; Correio eletrônico: psocial@cnbb.org.br ou pastoralsocial@cnbb.org.br; página eletrônica: www.jubileu2000.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca