ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

102agosto de 2000

Dívida externa: sociedade civil organiza plebiscito

Em todo o território nacional estará acontecendo, de 2 a 7 de setembro, o Plebiscito da Dívida Externa. Além da enorme relevância do assunto abordado, este plebiscito tem grande importância por se tratar do primeiro plebiscito da história brasileira organizado pela sociedade civil.

Em cada estado brasileiro existe uma Comissão Coordenadora do Plebiscito, que além de organizar os dias de votação fará a apuração de seu estado. Para garantir a seriedade e a honestidade da votação e da apuração estão sendo convidados, em cada localidade, membros do poder judiciário e pessoas de reconhecida idoneidade na comunidade para acompanharem todo o processo.


Poderá votar toda pessoa maior de 16 anos munida de RG, Título de Eleitor ou Carteira de Trabalho. As urnas estarão espalhadas em igrejas, escolas, sedes de associações e sindicatos, portas de fábricas, metrô, trens etc.


Mobilização

A população responderá a três perguntas: 1) O governo brasileiro deve manter o atual acordo com o Fundo Monetário Internacional?; 2) O Brasil deve continuar pagando a dívida externa, sem realizar uma auditoria desta dívida, como prevê a Constituição de 1988?; 3) Os governos Federal, Estaduais e Municipais devem continuar usando grande parte do orçamento público, para pagar a dívida interna aos especuladores?

O Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais - CERIS é quem fará a tabulação nacional dos votos. No dia 13 de setembro, às 14h será feita uma coletiva com a imprensa para a divulgação dos resultados. Em todas as cidades haverá treinamento para quem deseja trabalhar como voluntário(a). Maiores informações na Secretaria Nacional do Plebiscito: telefone (61) 313-8323; correio eletrônico psocial@cnbb.org.br ou pastoralsocial@cnbb.org.br; página eletrônica www.jubileu2000.org.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca