ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

99julho de 2000

Planos de manejo ameaçam espécies em extinção na Mata Atlântica

O Instituto Socioambiental - ISA, e a Rede de ONGs da Mata Atlântica solicitaram ao Ibama, através de petição, a suspensão de todos os planos de manejo incidentes sobre espécies ameaçadas de extinção da Mata Atlântica. O documento entregue à presidente do Ibama, Marília Marreco de Cerqueira, no último dia 24, solicita que a suspensão ocorra tanto para novos pedidos de autorização de corte como para as autorizações de já concedidas, considerando as espécies nativas incluídas nas listas oficiais do órgão federal, em especial a araucária, a imbuia, a canela-preta e a canela sassafraz.

Segundo o ISA e a Rede de ONGs da Mata Atlântica esta suspensão é importante porque são muito precários os dados científicos referentes a várias espécies nativas da Mata Atlântica, consideradas ameaçadas de extinção pelo próprio Ibama, portanto é necessário primeiro realizar um estudo técnico-científico para cada uma das espécies. Este estudo deve servir também para atualizar as informações do Ibama e para esclarecer acerca da viabilidade ecológica e econômica do manejo sustentável que lhes forem incidentes.


Propostas

De acordo com nota divulgada pelo ISA, de posse destes estudos as duas entidades estarão sugerindo que o Ibama, em diálogo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama, proponha a regulamentação do manejo sustentado para cada uma dessas espécies. Ainda de acordo com o ISA, a Mata Atlântica é hoje o bioma mais ameaçado do país. De seus 1.300.000 quilômetros quadrados originais restam cerca de 7,3%, altamente fragmentados. Informações marco@socioambiental.org

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca