ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

99julho de 2000

Notas

De Olho nas Eleições

No dia 28 de julho, no marco do Encontro do Fórum Nacional de Reforma Urbana, será o lançamento da campanha "De Olho nas Eleições". O Fórum vem articulando diversas entidades e fóruns nacionais para lançar a Campanha da Cidadania para as Eleições Municipais. A finalidade é colocar para a sociedade novos valores e parâmetros para uma gestão pública democrática e representativa dos interesses do conjunto da população, resgatando a ética política. O Lançamento ocorrerá às 15h na cidade de São Paulo, em frente a Faculdade de Direito da USP. Informações nos tels. (11) 853-6877 com Mª Elena ou Nelson, ou pelo endereço eletrônico nelsaule@polir.org.br.


Prêmio USP de Direitos Humanos

A Universidade de São Paulo - USP, acaba de criar o Prêmio USP de Direitos Humanos, que visa identificar, anualmente, pessoas e instituições que por suas atividades exemplares tenham contribuído significativamente para a difusão, disseminação e divulgação dos direitos humanos, da paz, da tolerância e da justiça social no Brasil. As inscrições e indicações, de nomes de pessoas ou de instituições, devem ser feitas até 30 de setembro na Comissão de Direitos Humanos da Universidade de São Paulo. Informações nos telefones (11) 255-5538/255-7182 ou na página eletrônica www.direitoshumanos.usp.br.


Dia do Basta

Dois trabalhadores rurais foram mortos e nove ficaram feridos no último dia 25, durante as manifestações do Dia do Basta!, organizado pelo Fórum Nacional de Luta por Trabalho, Terra e Cidadania em todo o País. As mortes aconteceram em Ocara (CE) e no Recife (PE) quando os trabalhadores protestavam contra a política fundiária do governo federal.


Também no Recife, um grupo de manifestante tentou impedir o descarregamento de milho transgênico de um navio da Libéria.


Basta de corrupção, de impunidade, de violência, de privatizações, de desemprego, de cortes nas áreas sociais, de arrocho nos salários e no salário mínimo, de redução de direitos constitucionais, de ataques às liberdades democráticas, de perseguição aos movimentos sindical e popular, de latifúndios improdutivos, de desigualdade social, de FHC e do FMI. Estes foram os temas dos protestos, além da reivindicação para a instalação de uma CPI para investigar o desvio de verbas para a obra do TRT-SP.


Fórum Nacional de Luta - Fone: (11) 3272-9411


Carta de Belém

De 6 a 8 de julho, movimentos sociais, ONGs, pesquisadores, partidos políticos, governos democrático-populares e parlamentares participaram da Primeira Conferência da Amazônia, que resultou na Carta de Belém, documento que mostra a existência de várias iniciativas pelo desenvolvimento justo, sustentável e solidário da Amazônia. Os diversos segmentos que promovem estas iniciativas estão se unindo para lançar uma nova aliança, que terá como objetivo promover a articulação e o fortalecimento regional, nacional e internacional da luta e das iniciativas progressivas da Amazônia.


Exposição Fotográfica

A Ação Educativa, em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o Sesc Itaquera, está promovendo o evento Educação por Meio de Imagens, uma exposição fotográfica feita pela fotojornalista Iolanda Huzak, onde é desvendada a realidade do trabalho infantil em vários estados brasileiro. A exposição vai até 27 de agosto das 9 às 16h no Sesc Itaquera, São Paulo-SP. Contatos com Renato, Camila ou Elie pelo telefone (11) 825-5544.


Lançamento

Jean Rossiaud e Ilse Scherer-Warren, estão lançando o livro: A Democratização Inacabável: As Memórias do Futuro, pela Editora Vozes. O livro compreende duas partes: 1) Das Lutas Pela Democracia ao Movimento Cidadão, que analisa o processo de democratização do Brasil; 2) A Palavra aos Atores, que apresenta entrevistas com 20 lideranças entre elas Jorge Durão e Silvio Caccia Bava. O núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais está vendendo o exemplar a R$ 20,00. Contato pelo telefone (48) 331-9250/331-9253 ramal 34, fax: (48) 331-9098 ou endereço eletrônico npms@cfh.ufsc.br.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca