ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

97julho de 2000

ABONG e PAD apresentam levantamentos sobre fundos públicos e privados

A ABONG disponibilizou na última semana, em sua página eletrônica, um levantamento sobre fundos públicos e privados. A iniciativa, que foi realizada em parceria com o PAD - Processo de Articulação e Diálogo, resultou no mapeamento de programas governamentais, que podem comportar o financiamento de projetos montados por ONGs, e de 21 fundações empresariais, além de orientações gerais administrativas para credenciar as entidades a pleitearem os fundos.

Conforme Júlia Esther Castro, do PAD, a decisão de realizar o trabalho surgiu na organização do Plano de Ação do PAD, em função da necessidade das ONGs brasileiras captarem recursos no próprio País para financiar seu trabalho. A idéia era buscar informações sobre os tipos de recursos disponíveis e as formas de acessá-los. "Buscamos a democratização da informação", afirma Júlia.

Sérgio Haddad, presidente da ABONG, acredita que o levantamento realizado possibilitará maior controle das organizações sociais sobre as verbas públicas alocadas por meio dos programas, pressionando inclusive para que sejam criados critérios e regulamentação clara e transparente para o acesso a todos os fundos, o que atualmente, conforme demonstra o levantamento, não existe.

Para Eliana Rolemberg, do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Institucional (DI) e Desenvolvimento Organizacional (DO) do PAD, as informações sobre possibilidades de financiamento auxiliarão as ONGs a enfrentarem o desafio da diversificação das fontes, principalmente por demonstrar a potencialidade e também os limites dos fundos públicos e privados.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca