ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

97julho de 2000

Notas

NOTAS WWF lança mapa ecorregional do Brasil e sandália ecológica
O Fundo Mundial para a Natureza - WWF-Brasil, apresentou à comunidade acadêmica uma importante ferramenta para a escolha de áreas prioritárias e representativas para decisões futuras que garantam a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sócio-econômico, é o "Mapa Ecorregional do Brasil". O novo mapa delimita com precisão 46 ecorregiões e 3 zonas de transição entre os biomas (conjunto dos seres vivos de uma área), levando em conta dados atualizados de múltiplos fatores: fauna, flora, composição do solo e do subsolo, altitude regime de chuvas, divisão dos rios, marés e outros. O lançamento do Mapa aconteceu no último dia 11 de julho na 52ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SPBC em Brasília.


Outro lançamento da WWF foi o de uma coleção de sandálias de couro vegetal, com solado de borracha natural, produzida nas Reservas Extrativistas do Acre por seringueiros e índios Kaxinauás.


Informações com Regina Vasquez: Regina@wwf.org.br ou telefone (61) 248-2899.


Desigualdades de Gênero

No último dia 12 de julho saiu um número especial da Revista Proposta com o título Desigualdades de Gênero, trazendo discussões que analisam as políticas públicas e propostas elaboradas pelas mulheres nestes últimos cinco anos. A revista é produzida pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE.
Maiores informações fase@ax.apc.org ou pelo telefone (11) 286-1441.


Universidade Indígena

No último dia 4 de junho foi inaugurada, no Mato Grosso, a primeira universidade indígena da América do Sul. A partir de janeiro de 2001 a instituição estará oferecendo 200 vagas para os cursos de ciências da matemática e da natureza, ciências sociais e línguas (português e o idioma da etnia), artes e literatura. A instituição foi reconhecida pelo MEC e os cursos terão duração de 5 anos. 180 vagas serão exclusivas para as 35 etnias indígenas de Mato Grosso, e as demais para outros Estados e países. O processo de seleção será em setembro. O projeto é coordenado pela Universidade Estadual de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso e Fundação Nacional do Índio.


Prêmio TOP WEB

O Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia - GAPA-BA, recebeu o prêmio TOP WEB promovido pela ADVB Bahia na categoria Saúde, eleito pelos Júris Oficial e Popular. De acordo com nota divulgada pelo GAPA um "reconhecimento deste porte nos é extremamente valoroso, uma vez que ele expõe a nossa causa e a nossa luta de forma tão positiva". Correio eletrônico gapaba@svn.com.br.


Prêmio Sócio Educando

Estão abertas as inscrições, até 31 de julho, para concorrentes à segunda edição do Prêmio Sócio-Educando. O Instituto Latino Americano para Prevenção ao Delito e Tratamento - ILANUD, órgão da ONU que está promovendo o Prêmio avaliará as práticas voltadas para o adolescente em conflito com a lei. Informações e inscrições: www.socioeducando.org.br ou pelo telefone (11) 3150-1058.


Educação 2000

O Instituto de Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso estão promovendo o Seminário Educação 2000, cujo tema central será Educação, Poder e Cidadania. O evento acontecerá de 20 a 23 de novembro, no entanto as inscrições já estão abertas. Maiores informações bigua@cpd.ufmt.br ou semi00@bol.com.br


Semana da UFF

A Universidade Federal Fluminense - UFF, realizará, no Rio de Janeiro, a V Semana de Extensão da UFF com o tema: "Violência, Pobreza e Desigualdade - Estratégias para o Próximo Milênio". Será no período de 23 a 26 de outubro próximo e as entidades que tenham trabalhos (comunicação coordenada: apresentação oral, pôsteres, sessões de vídeos e produtos) sobre o tema, podem se inscrever para apresentá-los até o dia 21 de julho.


Esclarecimentos pelo endereço eletrônico proex@vm.uff.br ou pelo fone/fax (21) 717-6164 ou 717-8484 com o Prof. Antonio Fernando Lyra ou Maria Lúcia Melo.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca