ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

96julho de 2000

Marcha Mundial das Mulheres tem adesão de 155 países

A Marcha Mundial das Mulheres já conta com a adesão de 4.500 grupos em 155 países, informou Ann McBrearly, membro da Equipe de Coordenação internacional da Marcha Mundial das Mulheres, em entrevista ao Boletim da Marcha, durante sua visita ao Brasil ocorrida no final de junho. De acordo com Ann, a Marcha recebe cerca de 200 novas adesões por semana, e as atividades desenvolvidas em cada país são bastante diversificadas.

Na Romênia, as mulheres da Marcha conseguiram espaço de oito páginas na revista PlayBoy para responder a uma matéria que tinha por título "Como bater na mulher sem deixar marcas". Na resposta, enfocaram a questão da violência contra as mulheres e conseguiram o financiamento de uma casa para mulheres vítimas de violência. Na Suíça, as reivindicações da Marcha serão colocadas em uma urna, que deverá ser aberta daqui a 20 anos, para que sejam analisadas pelas meninas de hoje.

Ann disse que sempre utiliza a experiência brasileira como exemplo de organização da Marcha, porque, "com poucos recursos reúnem num só movimento vários setores organizados: populares, sindicais, religiosos e feministas".


Apesar da mobilização, Ann afirmou ter consciência de que nem todas as reivindicações serão atendidas e, por isso, é preciso criar mecanismos para dar continuidade às atividades da Marcha depois de outubro.


Marcha no Brasil

O número de adesões à Marcha no Brasil praticamente dobrou. Em 29 de maio 254 grupos participavam da mobilização e, até 05 de julho, já eram 538 distribuídos entre 25 Estados. Apenas Roraima ainda não constituiu nenhum núcleo, mas a Secretaria-Executiva já está em contato para estimular sua adesão.

A previsão é que a Marcha colete 10 milhões de assinaturas em todo o mundo. As listas para abaixo-assinados devem ser solicitadas à SOF - Sempre-Viva Organização Feminista e o prazo final para a entrega das assinaturas é 10 de outubro, no mesmo local.


Secretaria da Marcha (SOF) - Fone: (11) 3819-3876; E-mail marcha2000@sof.org.br ; Site: www.sof.org.br/marcha2000

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca