ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

95junho de 2000

Fórum Social MUndial ganha força e apoio em Genebra

Os cerca de 400 representantes de ONGs e Movimentos Sociais reunidos em Genebra, de 22 a 24 de junho, aderiram fortemente à proposta de realização do Fórum Social Mundial - FSM, que deverá ocorrer anualmente, sendo o primeiro de 25 a 30 de janeiro de 2001 em Porto Alegre - RS. Esta data foi escolhida justamente para ser uma oposição do Fórum Econômico Mundial, que se realiza em Davos na Suíça.

A idéia de realizar um FSM nasceu da percepção da necessidade de um movimento cívico além das fronteiras nacionais, que propicie um novo espaço internacional para a reflexão, formulação de alternativas, troca de experiências e organização de todos os que se contrapõem às políticas neoliberais e estão construindo alternativas para priorizar o desenvolvimento humano, sem estar atado às leis do mercado.

Mais de 70 entidades e movimentos internacionais já aderiram formalmente ao Comitê Internacional de Apoio ao FSM, entre elas a Ação pela Tributação das Transações Financeiras em Apoio aos Cidadãos - ATTAC - de Marrocos, Portugal, Genebra, da Itália e da França, que ficou responsável por promover e mobilizar o continente europeu. O Comitê de Apoio Brasileiro conta, atualmente, com 24 entidades e movimentos sociais, estando aberto para mais adesões, que podem ser solicitadas através do endereço eletrônico abaixo.


Organização

A realização do fórum se dará através de três tipos de atividade: sessões plenárias diárias, com palestras e exposições; encontros para trocas de experiências; e reuniões de entrosamento e articulação.


Existe um Comitê Brasil Organizador do FSM constituído por organizações e movimentos sociais que são: ABONG, ATTAC-BR, Comissão Brasileira Justiça e Paz, da CNBB, Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania - CIVES, Central Única dos Trabalhadores - CUT, Instituto Brasileiro de Análises Sócio Econômicas - IBASE, Justiça Global e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST.


Tanto os Comitês de apoio quanto o de organização têm o compromisso de garantir a presença de representantes das organizações do Terceiro Mundo, em especial da África, Ásia e América Latina no evento. Durante a realização do FSM estarão ocorrendo eventos simultâneos em todo o mundo, organizados por entidades e movimentos.

No final será realizado um grande ato de confraternização e de divulgação das diretrizes relativas à realização do evento no ano seguinte.


Temática

Estarão sendo discutidos temas como controle social sobre a circulação internacional de capital, crescimento econômico a serviço do desenvolvimento social, controle social sobre investimentos, democracia política, responsabilidade social da empresa, eliminação da miséria no mundo, a moeda a serviço do desenvolvimento social, controle social do meio ambiente e comércio social a serviço da sociedade. No entanto, o FSM não é uma instância de deliberação sobre as teses e propostas nele apresentadas. Os participantes, contudo, terão plena liberdade de tomar decisões e divulgar propostas resultantes das reuniões e articulações realizadas no Fórum.

Haverá um encontro do Comitê Brasileiro de Apoio ao FSM no dia 4 de julho próximo em São Paulo.

A partir do dia 3 de julho todas as informações sobre o FSM poderão ser obtidas através da página eletrônica www.forumsocialmundial.org.br e correspondências podem ser enviadas para o endereço eletrônico fsm2001@uol.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • FIP - Fórum Internacional das Plataformas Nacionais de ONGs

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca