ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • CIVICUS
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

95junho de 2000

Empresas burlam a lei e colocam transgênicos no mercado

Conforme determina a Lei 8.974 de janeiro de 95, decreto 1.752 de dezembro de 95, e instrução normativa nº 17 de novembro de 98 da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio, todo produto transgênico precisa de aprovação da CTNBio para entrar no País. Contudo uma pesquisa realizada pelo Greenpeace e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec, que analisou em laboratório suíço 31 produtos presentes no mercado brasileiro, mostrou que os transgênicos estão nas prateleiras dos supermercados em 10 destes produtos, que são: BAC`OS cobertura salada sabor bacon; Cereal Shake Diet; Cup Noddles macarrão instantâneo sabor galinha; Knorr mistura para sopa sabor creme de milho; Prosobee fórmula não látea de proteína de soja; Salsichas Viena Swift; Supra Soy Integral produto à base de soro de leite e proteína; Nestogeno com soja; Soy Milke à base de soja; e Pringles batata frita sabor Original.

Apesar de conterem materiais transgênicos, estes produtos omitem esta informação no rótulo da embalagem, o que constitui violação do Código de Defesa do Consumidor. Marilena Lazzarini, presidente do Idec, afirmou que "a comercialização de produtos transgênicos é um flagrante desrespeito à legislação ambiental. Para que um produto geneticamente modificado seja colocado no mercado, é necessário fazer um estudo prévio de impacto ambiental".

Nesta semana o Tribunal Federal da Primeira Região se reunirá para julgar, em segunda instância, a medida cautelar impetrada pelo Greenpeace e Idec, exigindo a avaliação de impacto ambiental da liberação de organismos geneticamente modificados, isto é, transgênicos, na natureza.

Dos dez produtos, que a pesquisa comprovou conter componentes transgênicos, nove continham alguma porcentagem de soja geneticamente modificada RoundupReady, produzida pela empresa Monsanto, e em um foi encontrado o milho BT 176.

Idec - Fone: (11) 3862-4266; Fax: (11) 3862-9844; E-mail: idec@uol.com.br ; Site: www.uol.br/idec


Greenpeace - Fone: (11) 3064-4658; Fax: (11)282-5500;
E-mail: greenpeace.brazil@dialb.greenpeace.org

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca