ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

93junho de 2000

Polêmicas marcam participação de ONGs em Beijing+5

A Conferência da ONU Mulheres 2000: igualdade de gênero, desenvolvimento e paz para o século XXI, ou Beijing + 5, realizada entre os dias 5 e 10 de junho, em Nova Iorque, resultou em frustração para as representantes das ONGs que compareceram ao encontro.

De acordo com os informes enviados durante o período, as negociações foram difíceis e marcadas por polêmicas que consumiram horas de discussões em torno de temas como o aborto, direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos dos jovens.


Inoperância

Em protesto contra a forma como foram conduzidas as discussões no encontro, e à postura de algumas delegações oficiais, Gina Vargas, representante da Articulação de ONGs de Mulheres da América Latina e Caribe leu um manifesto durante a Assembléia Geral da ONU, realizada no dia 9.

Entre outros pontos, o documento salienta o empenho das ONGs para que as plataformas acordadas em Beijing fossem cumpridas, em oposição à ineficiência dos governos para o mesmo tema. "Como, depois desta patética inoperância, voltar a acreditar em governos cujos dirigentes respondem somente a seus interesses religiosos, políticos e econômicos, particulares, pequenos e mesquinhos?", diz a carta. (Veja a íntegra no site da ABONG : www.abong.org.br ).

As ONGs também não tiveram acesso a alguns grupos de discussões, como o de Saúde, reservado apenas para as delegações oficiais. Na madrugada do dia 9, última oportunidade para a participação das ONGs, o relatório final da reunião ainda não estava pronto.


A Articulação de ONGs de Mulheres da América Latina e Caribe deverá marcar data para reunir-se e avaliar os resultados do encontro.

No site www.un.org/womenwatch/daw/followup/beijing+5.htm está disponível o documento final da reunião, em inglês.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca