ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

92junho de 2000

ABONG NE-3 realiza discussão sobre agenda 21 no Ceará

O seminário Agenda 21: Pensando o Desenvolvimento Sustentável do Ceará, realizado nos últimos dias 1º e 2 de junho, reuniu mais de 200 pessoas entre representantes de ONGs e de associações comunitárias, técnicos e secretários de governos estadual e municipais, além de micro-empresários.

Durante o evento, que foi realizado pela ABONG NE-3, em parceria com a superintendência Estadual do Meio Ambiente e a Fundação Konrad Adenauer, aconteceram debates sobre a Agenda 21 nacional, de outros estados e municípios. Também foram apresentados projetos bem-sucedidos de desenvolvimento sustentável coordenados por ONGs. O Centro de Pesquisa e Assessoria - Esplar, apresentou a experiência do algodão orgânico, o Terramar sobre a certificação ambiental, o Cearah-Periferia mostrou o projeto micro-abrangência integrada e desenvolvimento local. A experiência da Agenda 21 da Secretaria Municipal de Tauá, desenvolvida em parceria com o Esplar também foi apresentada.


Grupos de trabalho

A partir das exposições, foram criados grupos de trabalho com os temas: cidades sustentáveis, água sustentável, infra-estrutura e integração regional, gestão de recursos naturais, redução das desigualdades sociais, desenvolvimento científico e tecnológico e zona costeira. Estes grupos, compostos por 30 a 50 pessoas, deverão reunir-se periodicamente para aprofundar as discussões iniciadas no Seminário.

Também foi formada uma comissão pró-agenda 21, que deverá organizar o Fórum, composto por representantes da sociedade civil, do governo e empresários que proponham alternativas e projetos para as políticas estadual e municipais.

No dia 8 de junho, o Fórum ABONG NE-3 reuniu-se para avaliar o encontro e definir as próximas atividades sobre o tema.


Agenda 21 nacional

O documento: Agenda 21 Brasileira - Bases para Discussão, foi entregue hoje, 8 de junho, ao presidente Fernando Henrique Cardoso, pelo ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, e membros da Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável - CPDS. A entrega do documento ao presidente objetiva divulgar o tema Agenda 21, dar visibilidade ao processo de construção da agenda brasileira e ampliar a participação dos diferentes setores da sociedade no mesmo.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca