ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

91junho de 2000

Notas

Plebiscito

A 3ª Plenária Social do Plebiscito da Dívida Externa, realizada em São Paulo nos últimos dias 28 e 29, definiram as perguntas que serão feitas à população na semana de 2 a 7 de setembro, durante o plebiscito. São elas: 1) O governo brasileiro deve manter o atual acordo com o Fundo Monetário Internacional - FMI?; 2) O Brasil deve continuar pagando a dívida externa, sem realizar uma Auditoria Pública desta dívida, como previa a Constituição de 1988?; 3)Os governos federal, estaduais e municipais devem continuar usando grande parte do orçamento público, para pagar a dívida interna aos especuladores?


Programa de crédito

O BNDES está divulgando o Programa de Crédito Produtivo Popular, que tem por objetivo, promover a formação de uma rede de instituições capazes de propiciar crédito a microempreendedores, formais ou informais, que, geralmente, não têm acesso à rede bancária. O Programa prevê apoio a ONGs com atuação na área de microcréditos há pelo menos seis meses. Mais informações podem ser obtidas em www.bndes.gov.br.


Agentes de Direitos

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Bertholdo Weber (Cedeca/Proame), lançou em março o Guia de agentes de direitos - orientações práticas sobre direitos básicos da criança, do adolescente e de todo o cidadão. A publicação faz parte do projeto Fazendo Direito, que procura popularizar o direito e desmistificar a lei. A intenção é que o texto possa ser usado na formação de multiplicadores comunitários.


Lazer e educação

A Ação Educativa (SP), em parceria com várias organizações da Zona Leste da cidade de São Paulo, realizará, no próximo dia 15, o 1º Seminário de Atividades Físicas, Recreativas e de Lazer, destinado a profissionais da educação e de instituições de atendimento a portadores de necessidades especiais, terceira idade e outros grupos. Na programação, "Os Jogos Cooperativo" e "A importância da atividade física, recreativa e de lazer para portadores de necessidades especiais". Para mais informações, entrar em contato com Renato Nascimento pelo telefone (11) 825-5544. Estão também abertas as inscrições para os cursos e oficinas da Ação Educativa. Contate o telefone acima ou www.acaoeducativa.org .


Desenvolvimento sustentável

Estão abertas, até 15 de junho, as inscrições para dois programas internacionais voltados para capacitação e treinamento de lideranças em sociedades sustentáveis. São eles: Programa de Lideranças em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável-LEAD e Programa de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável no Mercosul - Prolides. Para se candidatar a uma bolsa é necessário ter entre 25 e 50 anos e fluência em inglês. As informações podem ser obtidas em www.lead.org.br e www.vision-mercosur.org.br ou na Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças, telefone (11). 819-1532.


Meio Ambiente e Imagem

O Instituto Ecoar para a Cidadania, em parceria com a TV Cultura, o Museu da Imagem e do Som e o Fundo Nacional do Meio Ambiente, está promovendo a Semana Meio Ambiente e Imagem. Uma programação especial dedicada ao Aencontro da educação ambiental e da produção audiovisual. A programação, que inclui mostra de vídeos e painel de debates, vai de 5 a 11 de junho no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo - SP. Para mais informações: (11) 3871-0370/3871-0701 ou www.ecoar.org.br


Carta de Princípios

A Carta de Princípios da ABONG foi disponibilizada esta semana no site www.abong.org.br. O documento, elaborado a partir de ampla discussão entre as associadas, através dos Fóruns Regionais e do Conselho Diretor, relembra a história de fundação da Associação, baseada na caracterização do perfil político de atuação das associadas. Na análise de conjuntura, ressalta as contradições entre o desenvolvimento tecnológico experimentado pela Humanidade e o aprofundamento da exclusão social. Entre os princípios de atuação descritos estão a aplicação da ética, legalidade, impessoalidade, publicidade e solidariedade; a luta pela erradicação da miséria e da pobreza e pelos direitos humanos; além da defesa da soberania popular, cidadania e pluralismo político, étnico, racial, de gênero e de orientação sexual.

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca