ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Plebiscito Constituinte
informes - ABONG

90maio de 2000

Desenvolvimento institucional: avaliação das necessidades das ONGs brasileiras

A ABONG passou a integrar, desde a sua fundação, em 1998, o International Forum on Capacity Building - IFCB, uma articulação que congrega representantes da União Européia, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, da Usaid, de fundações européias e americanas e de uma representação eleita pelas 120 ONGs da Ásia, África e América Latina que participaram do encontro que criou o IFCB, em Bruxelas. A representação da América Latina é constituída por Manuel Chiriboga, da ALOP - Asociación Latinoamericana de Organizaciones de Promoción e por Silvio Caccia Bava, da ABONG.

O IFCB tem como objetivo apoiar as iniciativas de fortalecimento institucional de ONGs nos países do Sul. E para elaborar seu plano de ação, o IFCB apóia a realização de Diálogos Nacionais em vários países, oportunidade em que participam as representações nacionais das agências multilaterais envolvidas e se realiza um diagnóstico das necessidades locais de fortalecimento institucional das ONGs.

No Brasil a ABONG realizará nos dias 31 de maio e 1º de junho um Diálogo Nacional sobre as necessidades e iniciativas de fortalecimento institucional das ONGs brasileiras. Serão apresentadas na oportunidade as pesquisas realizadas pela ABONG quando da atualização do cadastro de suas filiadas e também os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo PAD - Processo de Articulação e Diálogo, que reúne as agências ecumênicas que operam no Brasil e as ONGs que se constituem como suas contrapartes.

O encontro de dois dias será aberto pelo presidente da ABONG, Sérgio Haddad, e contará com a participação dos diretores para o Brasil das agências multilaterais envolvidas, além dos representantes do Unicef e da Unesco. Participarão também um grande número das instituições que realizam algum trabalho de fortalecimento institucional de ONGs assim como algumas agências de cooperação como Oxfam, DED, Ford, Kellogg.

O objetivo deste Diálogo Nacional é construir coletivamente uma agenda comum que resulte em um programa de atividades de fortalecimento institucional das ONGs brasileiras. Os resultados deste encontro serão divulgados por este boletim logo após a sua realização.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca