ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • FIP
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

87maio de 2000

ONGS relatam sua experiência em captação de recursos

A Oxfam e o Gapa-BA realizaram no último dia 26, em Recife, a mesa-redonda "Captando recursos no Brasil: a experiência de três ONGs". A atividade é parte de um programa que a Oxfam vem desenvolvendo há dois anos, com o apoio da organização baiana, para a capacitação de ONGs brasileiras na elaboração de planos estratégicos de captação de recursos.

O objetivo do programa, que atualmente atende sete ONGs, é assessorar as entidades na busca da ampliação de sua base de sustentação junto à sociedade civil local, através de diversas estratégias de captação de recursos.

Neste sentido, a atividade da última semana apresentou as experiências desenvolvidas por Ibase (RJ, Gajop (PE) e Greenpeace. O Ibase apresentou sua parceria com a administradora do cartão American Express, através da qual os clientes do cartão podem abrir mão de pontos acumulados em prol da instituição. Só no ano passado, a campanha rendeu R$ 180 mil.

O Gajop, ONG responsável pelo programa de proteção às testemunhas, salientou que as atividades de captações são recentes mas já chegaram a render R$ 50 mil. A instituição vem contatando empresas, comercializando camisetas e canetas, além de organizar festas e exposições culturais.

O Greenpeace, que não aceita doações ou parcerias com órgãos governamentais ou empresas, contou sua experiência de arrecadação através de um serviço de telemarketing, que busca a contribuição mensal contínua de pessoas físicas. A ONG destacou que seus escritórios em todo o mundo devem se manter com o apoio da sociedade civil. Como exemplo, foi citado o caso da Holanda, onde 2% da população colabora com a entidade.


Visibilidade e sustentabilidade

De acordo com a Oxfam, as estratégias de captação de recursos estão diretamente relacionadas à visibilidade das ONGs. Para a instituição britânica, as ONGs brasileiras devem mostrar seu trabalho ao público local, buscando parcerias junto a ele.


A Oxfam também relatou sua própria experiência, que inclui uma parceria com a empresa Yahoo, responsável por um sistema de buscas na Internet. Além de usufruir de um espaço para divulgar sua marca na página da empresa, a ONG é beneficiada financeiramente cada vez que um usuário acessa o serviço.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca