ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

83abril de 2000

Parcerias resultam em mobilização e capacitação das ONGs

Ted Scanlon (Cepepo/PA) relatou a participação da Regional Amazônia no Comitê Brasil: outros 500 e no Fórum Nacional de Lutas por Trabalho, Terra e Cidadania. Entre outras ações no âmbito do Comitê Brasil outros 500, o Fórum integrou a equipe que elaborou um projeto para captação de recursos e a oficina que produziu uma cartilha sobre as temáticas indígena, negra, de gênero, criança e adolescente, que será distribuída nas escolas públicas.

Para este ano o Fórum também está participando da construção de uma calendário "solidário" de atividades para 2000 envolvendo o Processo de Articulação e Diálogo - PAD e o Fórum da Amazônia Oriental - FAOR, que deverá ser finalizado nos próximos dias.

Outro destaque da Regional Amazônia foi a formação do Observatório da Cidadania, que terá seu primeiro anuário lançado no dia 14 de abril e abordará o Desenvolvimento Sustentável Ampliado na Amazônia, entre outros temas.


Capacitação

Therezinha Dantas (MOC/BA), informou que o Fórum NE-II vem atuando no sentido de colaborar com o desenvolvimento institucional das ONGs. No ano passado, teve início um processo de capacitação em informática realizado em parceria com a Unité, ONG suíça que apóia o trabalho da ABONG através da atuação de voluntários nos Fóruns Regionais. Além das equipes das ONGs, os cursos são extensivos aos movimentos populares. Também está sendo estabelecido um convênio com a Universidade Federal da Bahia que prevê a atuação de estagiários de diversas áreas nas ONGs.

Entre as atividades previstas para 2000 estão a realização de um seminário sobre o tema "Globalização, Exclusão e o papel das ONGs", que deve acontecer em junho, e debates para o esclarecimento sobre a lei de combate à corrupção eleitoral. A fim de buscar maior aproximação com as associadas, este o Fórum promoverá um recadastramento.

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca