ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • MCCE
informes - ABONG

83abril de 2000

Feira das ONGs e proposta de políticas públicas no Sul e Sudeste

Ricardo Corrêa (Bento Rubião/RJ), da Regional Sudeste, informou que um dos eixos de trabalho daquele Fórum para 2000 será a reedição da Feira de ONGs, realizada no Rio de Janeiro em novembro, e avaliada positivamente pelas ONGs que participaram. Em decorrência da organização deste evento, o Fórum está buscando organizar uma política de comunicação local, com o objetivo de aumentar a visibilidade do trabalho da ABONG e de suas associadas.

Também estão previstos no planejamento do Fórum, atividades que resultem no desenvolvimento organizacional das associadas e a realização de encontros semestrais para o debate de temas de natureza política, que terão como objetivo a construção de uma "unidade" e articulação entre as associadas.


Desenvolvimento alternativo

O Fórum Sul/ABONG terá como eixos centrais de seu trabalho a motivação para o desenvolvimento de ações estratégicas das ONGs, através de articulações em torno de interesses comuns, e a criação de espaços que contribuam para a construção da identidade política das ONGs e do Fórum. Neste sentido, Irma Kniess (CDHMGB/SC) apresentou algumas das atividades que serão realizadas em 2000, como um seminário sobre o Terceiro Setor e a participação do Fórum na coordenação da articulação que busca desenvolver um projeto alternativo para a Região Sul.

Para contribuir com desenvolvimento institucional/organizacional das ONGs, o Fórum deverá participar das oficinas realizadas no âmbito do PAD; produzir e publicizar documentos sobre o Terceiro Setor, e posicionar-se publicamente sobre temas sociais, buscando orientação junto às ONGs de áreas específicas. Internamente os objetivos são dar continuidade ao InfoSul - informativo mensal do Fórum, e promover um recadastramento das mesmas.


Propostas de políticas

O Fórum Paulista de ONGs desenvolverá suas atividades sobre dois eixos de atuação. De um lado será dada continuidade às atividades de capacitação em torno do tema captação de recursos, com a realização de um seminário previsto para junho, que contará com a participação de especialistas no assunto.

Um segundo eixo será a mobilização das ONGs para as eleições municipais. De acordo com Maria Magdalena Alves (Ação da Cidadania/SP), a idéia é organizar grupos de trabalho para a construção e divulgação de propostas de políticas públicas para a esfera municipal.


Veja como entrar em contato com os Fóruns Regionais da ABONG na página ( www.abong.org.br/foruns)

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca