ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

80março de 2000

Construção de cisternas beneficiará 3.010 famílias na Região Sisaleira da Bahia

O Movimento de Organização Comunitária - MOC (BA) realizará 301 cursos para capacitação em captação e gerenciamento de água para o consumo humano. A iniciativa é parte do convênio estabelecido entre SUDENE e as ONGs Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador - Cetra (CE), Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas - Caatinga (PE), Centro Sabiá (PE), Programa de Aplicação de Tecnologia Apropriada às Comunidades - Patac (PB), Centro Piauiense de Ação Cultural - Cepac (PI) e MOC, associadas à ABONG, além da Associação de Desenvolvimento e Ação Comunitária - Adac (BA), para a realização de capacitação em municípios onde atuam as Frentes Produtivas.

O projeto envolverá 3010 pessoas que aprenderão a construir cisternas com capacidade para armazenar 12 mil litros água. Para multiplicar os resultados da capacitação, as 10 pessoas que participarem de cada um dos cursos serão estimuladas a formar um consórcio para a construção de dez cisternas, sendo que cinco serão financiadas com recursos adquiridos pelos "alunos", com apoio do MOC, e as outras pelas respectivas Prefeituras. Por este sistema, cada tanque custará R$ 300 e, quando construídos por empresas, custam em média R$ 2 mil.

O projeto foi apresentado a 26 prefeituras da região sisaleira da Bahia, e apenas duas não concordaram em participar. Assim, o objetivo é que ao final do projeto, mais de 3 mil famílias tenham sua cisterna, aumentando em 37.200 metros cúbicos a capacidade de armazenamento de água naquela região.

Paralelamente à capacitação para a construção das cisternas, as comunidades envolvidas participarão de encontros sobre o tratamento e gerenciamento da água.


Parceria

Em cada município onde o programa está sendo desenvolvido, foi constituída uma comissão composta por representantes da sociedade civil e poder público para a negociação e estabelecimento dos critérios que orientarão o processo de construção dos tanques.


"O mais importante é que começamos a delinear pistas bem concretas, possíveis, administráveis pela população, para a construção de uma política de água, onde podemos opinar, co-decidir e influenciar; e onde o poder público - o maior responsável por sua implementação, não seja omisso, como via de regra o é", avalia Naidson Quintella Baptista, secretário-executivo do MOC.


MOC (BA) - Fone: (075) 221.1393; Fax: (075) 221.1604; E-mail: moc@gd.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Compartilhar Conhecimento: uma estratégia de fortalecimento das OSCs e de suas causas

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca