ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

79março de 2000

8 de março: começa a Marcha Mundial das Mulheres

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por atividades de lançamento da Marcha Mundial das Mulheres em 146 países, envolvendo cerca de 3.500 grupos. Foram realizadas conferências para a imprensa, passeatas, desfile de blocos carnavalescos, e diversas outras manifestações.

Até o momento 15 estados brasileiros confirmaram a participação na Marcha, o que significa que até o dia 17 de outubro, data de encerramento da Marcha e Dia Mundial de luta contra a Pobreza, grupos de mulheres desses locais deverão promover atividades como oficinas, atos públicos, debates, seminários e outras. O objetivo é proporcionar que as mulheres reflitam sobre temas macroeconômicos e as consequências das políticas econômicas sobre o seu cotidiano.


Reivindicações

Internacionalmente, as reivindicações da Marcha incluem a exigência de políticas públicas de combate à pobreza, distribuição de renda e acesso a serviços; renegociação da dívida externa e controle sobre o capital financeiro; ratificação e aplicação das convenções e tratados relativos aos direitos da mulher.

No Brasil, os eixos das reivindicações foram definidos como "terra, trabalho e autodeterminação das mulheres", que têm se desdobrado na exigência de reforma agrária, reforma urbana, educação, saúde, políticas de emprego e renda e desenvolvimento sustentável quanto ao meio ambiente. A Marcha também assumiu o combate às discriminações racial e étnica, e à violência sexista, além de reivindicar o direito das mulheres sobre seu corpo, da maternidade como opção e pela livre orientação sexual. Sobre a política econômica, o movimento critica a forma como o governo vem conduzindo a negociação da dívida externa, "subordinado-se" ao FMI.


Atividades

No próximo dia 19 de março, a partir das 13h30, o Centro de Estudos e Ação da Mulher Urbana e Rural - Ser Mulher e o Sesc Nova Friburgo (RJ) realizarão atividades culturais e de reflexão sobre o cotidiano feminino, com a participação de mulheres de 12 bairros do município. O evento, que é parte da Marcha Mundial das Mulheres, será encerrado com um debate com a participação de Joana d´Arc de Moraes Santana, da Central de Movimentos Populares - CMP e Lorenzo Zanetti - Fase/Saap-RJ.

A Contag está convidando todas as organizações que integram a Marcha das Mulheres a participarem, no próximo dia 17, da 2ª reunião preparatória da Marcha das Margaridas, ato que acontecerá em Brasília, no dia 10 de agosto. A data é uma homenagem simbólica à líder rural Margarida Alves, assassinada em 1985, em Alagoa Grande, Paraíba. O ato pretende reunir trabalhadoras rurais de todo o País, em torno das reivindicações referentes a políticas agrária e agrícola.


Abaixo-Assinado

O abaixo-assinado com as reivindicações da Marcha Mundial das Mulheres já está circulando. As pessoas e entidades interessadas em apoiar a divulgação ou subscrevê-lo devem entrar em contato com a secretaria da Marcha no Brasil.
Marcha no Brasil - Fone/Fax: (11) 870-3876; E-mail: marcha2000@ax.apc.org - Ser Mulher - Fone: (24) 523-5282; Telefax: (24) 523-2706; E-mail: sermulher@netflash.com.br


Contag - Fone: (61) 321-2288; Fax: (61) 321-3229

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca