ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • Mesa de Articulación
informes - ABONG

79março de 2000

Banco Mundial financiará projetos de ONGs em parceria com o governo

O Banco Mundial, através do Fundo de Apoio a Parcerias - FAP, está destinando U$ 70 mil para projetos que visem o diálogo e a colaboração entre organizações da sociedade civil, governo e Banco Mundial. Desse total, U$ 8 mil são destinados a custear reuniões de diálogo entre estes atores. O restante financiará atividades de caráter pontual como pesquisa aplicada, treinamento, articulação, produção e disseminação de materiais.

O fundo fornecerá até U$ 5 mil por projeto e exigirá contrapartida de 50% do valor doado. A seleção obedecerá a critérios como a natureza estratégica e a importância da atividade contemplada; a viabilidade técnica da proposta e a capacidade operacional da entidade; o caráter inovador e o potencial de replicabilidade da iniciativa; e terão preferência os projetos de âmbito regional e/ou nacional.

Os projetos serão analisados por um comitê formado por um representante do Banco Mundial, um da Secretaria de Assuntos Internacionais - Seain, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, um da Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, e um da Articulação de Fundos de Pequenos Projetos.

As propostas deverão chegar ao escritório do Banco Mundial, em Brasília, até as 19h do dia 31 de março, enviadas aos cuidados de Sra. Sandra Chater, assistente de projetos. A seleção dos projetos acontecerá até meados de abril.


Histórico

O Fundo de Apoio a Parcerias foi criado em 1998, com a descentralização do fundo para financiamento de pequenos projetos mantido pelo Banco Mundial desde 1983. No seu primeiro ano de funcionamento o FAP destinou U$ 25 mil para seis entidades individuais e redes de ONGs em várias regiões do País.

Em 1999 os recursos foram ampliados para U$ 60 mil e destinados a 15 organizações. Dentre outras atividades, os projetos selecionados promoveram o fortalecimento estadual de uma rede estadual de entidades negras, a avaliação dos resultados de um projeto de combate a pobreza rural financiado pelo Banco Mundial, pesquisa sobre a efetividade dos conselhos municipais de saúde, seminário sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia e criação de um banco de dados sobre violência contra crianças.

Banco Mundial - SCN Q.2 Bl. A S/ 304-305; Edif. Corporate Financial Center; 70712-900, Brasília - DF. Fone: (61) 329-1000; Fax: (61) 329-1010; E-mail: schater@worldbank.org

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca