ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • Fórum Social Mundial
informes - ABONG

77fevereiro de 2000

Ministério de Minas e Energia promove programa de desenvolvimento para comunidades rurais

O Ministério de Minas e Energia, com o apoio do BID, do governo norte-americano e da União Européia, está reorganizando o Projeto de Desenvolvimento Integrado com Fontes de Energia Renovável - Prodeem, no sentido de descentralizar as ações de identificação, desenvolvimento, implementação, operação e manutenção de projetos de energia renovável em comunidades rurais.

Criado em 1994, o programa destinava-se apenas ao atendimento da eletrificação rural. Agora, o objetivo é incentivar a criação de "Gerências de Mercados Regionais - GMR" que promovam projetos integrados e sustentáveis de desenvolvimento local. A verba necessária para a implementação dos mesmos será repassada pelo Governo Federal, após licitação para a escolha das GMRs, que deverão ser integradas por empresas privadas, ONGs, universidades, instituições financeiras, cooperativas agrícolas ou comunitárias.


Capacitação

Para este ano, está prevista a formação de GMRs nos Estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso. O Ministério de Minas e Energias promoverá cursos de capacitação para os interessados em integrar futuras GMRs. O primeiro módulo do treinamento acontecerá entre os dias 13 e 17 de março, em Porto Velho (RO), e o segundo, entre 10 e 14 de abril, em Rio Branco (AC).

Poderão participar instituições individuais privadas - empresas privadas, cooperativas, associações, federações, universidades e centros de pesquisa privados, instituições financeiras, sindicatos e ONGs -, estabelecidas nos estados onde serão formadas as GMRs, e que tenham participado de projetos de desenvolvimento social, econômico ou ambiental em área rural.

As inscrições deverão ser efetuadas até 1º de março, mediante a apresentação de documentação que comprove a experiência na área. A relação da documentação necessária e outras informações sobre o Programa podem ser obtidas no site www.mme.gov.br/prodeem/todoprodeem.htm.


Prodeem/MME - Fone: (61) 319-5450/5498/5435; Fax: (61) 319-5275; E-mail: prodeem@mme.gov.br

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca