ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • TTF Brasil
informes - ABONG

76fevereiro de 2000

Transgênicos: IDEC firma convênio com ONG inglesa e anuncia que testará alimentos

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - Idec /SP firmou, no último dia 15, Termo de Cooperação com a ONG britânica Consumers Association que prevê intercâmbio de informações sobre alimentos transgênicos, como pesquisas científicas; comportamento de produtores e fornecedores de produtos alimentícios; estratégias de campanhas; respostas e comportamento dos consumidores; negociações com organismos internacionais; resultados de testes submetidos a agências governamentais e resultados de monitoramento na importação ou exportação desses produtos.


O acordo tem por objetivo assegurar testes adequados para estabelecer o impacto dos alimentos transgênicos na saúde humana e no meio ambiente; o direito de rejeição a esses produtos por qualquer país do mundo; a rotulagem de todo produto transgênico com informações precisas; e a disponibilização de informações "imparciais" sobre cada novo produto geneticamente modificado.


Teste nos alimentos

"O Idec vai testar alimentos para verificar se estamos comendo transgênicos, como há fortes indícios", afirmou Andrea Lazzarini, advogada da ONG. A amostragem e o local do laboratório serão mantidos sob sigilo, conforme o procedimento do Idec para todos os produtos pesquisados. Os resultados serão divulgados até o final do ano, mas a data precisa depende ainda das negociações com o laboratório.


Além dos testes, o Idec pretende continuar organizando atividades de informação e esclarecimento à opinião pública sobre o quê são alimentos transgênicos e quais as informações disponíveis sobre os riscos de seu consumo. No próximo dia 15, Dia Mundial do Consumidor, está prevista uma manifestação de rua para distribuição da cartilha "Não engula essa". O evento é parte da campanha organizada pelo Fórum Nacional de Entidades Civis de Defesa do Consumidor e deverá acontecer em diversas cidades do País.


A cartilha "Não engula essa" encontra-se à disposição na sede do Idec e disponibilizada, juntamente com outras informações sobre o tema, no site do Idec: www.idec.org.br.


Campanha internacional

Os alimentos transgênicos também são o tema da campanha anual que o Consumers International organiza em defesa dos direitos do consumidor. A entidade, que congrega organizações de defesa do consumidor de vários países, preparou para a mobilização um "Kit" com informações sobre o tema produzidas em diferentes locais. O material está disponibilizado em espanhol e inglês no site www.consumersinternational.org


Brasil livre de transgênicos

ONGs de todo o País estão participando da campanha "Por um Brasil livre de transgênicos". Além de seminários, pesquisas e discussões, essas organizações produziram, no ano passado, uma cartilha com respostas a 19 perguntas sobre o tema. Integram o grupo, entre outras, Action Aid (RJ), Agora (DF), AS-PTA, Esplar (CE), Fase, Greenpeace (SP), Ibase (RJ), Idec(SP) e Inesc (DF).
Idec (SP) - Fone: (11) 3862-4266; E.mail: idec@uol.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca