ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

71dezembro de 1999

Notas

Feira de ONGs

A Feira de ONGs "A cidadania a caminho do ano 2000" deixou entusiasmadas as cerca de 40 organizações que participaram do evento, entre os dias 22 e 28 de novembro passado. De acordo com Ricardo Gouvêa, diretor do Fórum Rio de Janeiro/ABONG, as ONGs já falam em repetir a experiência. "A idéia é transformar a Feira num evento anual", disse.


Sérgio Haddad, presidente da ABONG, avalia que a experiência da Feira pode ser reproduzida nos outros estados do País, através dos Fóruns Regionais ABONG.


Assistência Social

Acontece em Brasília, no próximo dia 5, domingo, o I Encontro Nacional de Assistência Social. Na pauta, informações sobre o CNAS; discussões sobre o orçamento da Assistência Social para 2000, o relatório sobre erradicação da pobreza elaborado pela Comissão Mista do Congresso Nacional; eleições da sociedade civil no CNAS, além da organização e funcionamento do Fórum Nacional de Assistência Social. O encontro é destinado às ONGs e movimentos populares da área.


Gênero e meio ambiente

Está acontecendo entre os dias 2 e 5 deste mês, em São Luís (MA), o I Seminário sobre Gênero e Meio Ambiente da Região do Carajás "Filhas da Terra", dedicado a discutir a situação da mulher na Região do Carajás e os impactos causados pela implantação de grandes projetos. O Seminário também tem por objetivos a elaboração de propostas de políticas públicas de desenvolvimento auto-sustentável que beneficiem diretamente as mulheres; seu fortalecimento na região; visibilidade ao seu trabalho; e contribuir para a construção de novas relações de gênero.


O evento foi organizado pelo Fórum Carajás, rede que reúne 150 entidades da Região, com o apoio da ABONG e Cese, entre outras organizações. Informações: Tijupá (MA) - Fone: (98) 232-5740; E-mail: tijupa@homeshopping.com.br


Mais prêmios

O Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF/PE) recebeu em novembro o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, como forma de incentivar a preservação do patrimônio histórico do País.


O Luiz Freire venceu na categoria "Educação Patrimonial" pela construção e implantação de uma escola para o povo indígena Xucuru de Orubá, no município de Pesqueira, em Pernambuco, que resultou na elaboração de material didático com a participação da população indígena. Esta ação integra o projeto "Escolas de Índios", que rendeu ao CCLF menção honrosa no Prêmio Unicef/Itaú.


No total, 132 ações de todo o País candidataram-se ao Prêmio, organizado nas categorias Apoio Institucional e Financeiro; Divulgação e Difusão; Educação Patrimonial; Inventário de Acervos e Pesquisa; Preservação de Bens Móveis e Imóveis; Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico. Desde a sua criação, em 1994, esta foi a primeira vez que o Prêmio foi concedido a uma ação na área indígena.


Centro de Cultura Luiz Freire (PE) - Fone: (81) 429-3444; Fax: (81) 429-4881; E-mail: cclf@elogica.com.br


Capacitação

O Instituto Peabiru de Ecoturismo está organizando o Programa Aladin, destinado ao treinamento e capacitação de ONGs da área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, com ênfase para a captação de recursos. O Programa será desenvolvido em diversas etapas e é totalmente gratuito, custeando inclusive as despesas dos participantes. Estão sendo oferecidas 12 vagas e os interessados devem solicitar por Fax ou E.mail a ficha de inscrição, que deve ser preenchida e devolvida à entidade até 10 de dezembro.


Instituto Peabiru - Fax: (11) 289-4756; E-mail: peabiru@peabiru.org.br;  Site: www.peabiru.org.br

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca