ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

70novembro de 1999

Mobilização contra a "Rodada do Milênio"

Organizações da sociedade civil de todo o mundo participarão do Fórum Paralelo que será instalado em Seatle, EUA, durante a realização da reunião da Organização Mundial do Comércio - OMC, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

 

Conhecida como "Rodada do Milênio", o principal objetivo da reunião é criar mecanismos que possibilitem a ampliação e aprofundamento da globalização do comércio internacional. De acordo com o ATTAC no Brasil - Ação pela Tributação das Transações Financeiras Internacionais em Apoio aos Cidadãos, que também participará do Fórum, estão sendo esperadas cerca de 100 mil representantes de ONGs, partidos políticos e movimentos sociais de todo o mundo.


Além do Fórum Paralelo, será apresentado um abaixo-assinado subscrito por mais de 1.200 entidades de 87 países, exigindo que não haja nova negociação para ampliar a liberalização dos mercados enquanto não for feita uma avaliação, com a participação da sociedade civil, das conseqüências sociais da globalização.


Diante de tamanha pressão, a OMC já admitiu a participação de representantes de ONGs e movimentos sociais no primeiro dia da Reunião, para que possam apresentar críticas e sugestões.


Até o início desta semana, a redação final da minuta da Declaração da 3ª Reunião Ministerial da Organização Mundial do Comércio - OMC, tinha sido adiada em virtude das divergências entre os 135 membros da OMC, o que, para o ATTAC no Brasil, significa "alguma incerteza" em relação à instalação da Rodada do Milênio.


O ATTAC no Brasil está chamando a atenção para o fato de o governo brasileiro não ter aberto discussão com a sociedade civil sobre as posições que apresentará na reunião da OMC, limitando-se a abordar as questões da agricultura e do agro-negócios nos mercados internacionais.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca