ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

70novembro de 1999

Feira reúne exposição de 40 ONGs no Rio

Foi inaugurada na última segunda-feira à noite a Feira de ONGs "A Cidadania a caminho do ano 2000", que está acontecendo no Museu da República, no Rio de Janeiro. A Feira conta com a exposição do trabalho de mais de 40 ONGs do Rio e tem uma variada agenda de debates, lançamentos de diversas produções e apresentações culturais.


Na terça-feira o evento foi aberto ao público para visita aos estandes. À noite, o deputado Nilmário Miranda (PT/MG), James Cavallaro, da Human Rights Watch, e Pe Pierre Roy, coordenador regional do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, debateram o tema "Contra pobreza, direitos humanos".


O Programa Nacional de Direitos Humanos foi questionado sob a perspectiva dos cenários social e cultural do País, conduzindo a análises sobre a indissociabilidade dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais na conceituação de direitos humanos e sobre a importância do monitoramento dos acordos internacionais desta área como forma de possibilitar a pressão nacional e internacional para que os mesmos sejam cumpridos. Nesse sentido, a situação de pobreza em que vive a maior parte da população brasileira foi considerada como o resultado da falta de compromisso em relação aos direitos humanos.


Este primeiro debate contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas. Na quarta-feira, Bernardo Kucinski, da USP, Sonia Aguiar, da UFF, e Marco Aurélio de Carvalho, da Associação Mundial de Rádios Comunitárias - Amarc, debateram o tema "Comunicação: todos os meios para se chegar à democracia". Fechando este ciclo, ainda hoje (quinta-feira), acontece o debate "A participação popular torna as políticas públicas".


Organizada pelo Fórum Regional Rio/ABONG, a Feira é a primeira iniciativa de exposição do trabalho de ONGs de várias áreas num mesmo espaço e está despertando grande interesse do público. A programação se encerra no domingo, 28, com o lançamento do Prêmio Betinho de Cidadania, às 19h. Até lá, os estandes podem ser visitados diariamente das 10h às 20h.

lerler
  • PROJETOS

    • Novos paradigmas de desenvolvimento: pensar, propor, difundir

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca