ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Fundação Ford
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

67novembro de 1999

Agências ecumênicas europeias e ONGs nuscam novo pacto de cooperação

Um diálogo multilateral e a construção de um novo pacto de cooperação. Com esta perspectiva foi constituído o Processo de Diálogo e Articulação entre as Agências Ecumênicas Européias e Parceiros Brasileiros, que tem como marco referencial a Agenda Comum de atuação e aprofundamento do diálogo político, definidos no seminário realizado em Salvador, em março de 1996. Esta agenda comum tem como pressupostos a ampla articulação dos atores envolvidos, a busca da expressão pública, integração e a tematização da cooperação internacional e das relações Norte-Sul.


O Processo de Articulação e Diálogo -PAD é composto de uma rica diversidade, onde participam Movimentos Sociais, Entidades Ecumênicas, ONGs, e Agências Ecumênicas. Portanto, pensar a possibilidade de diálogo frente a esta diversidade e também de tensões num contexto de crise, significa articular diversos interesses e diversas formas de organização que permitam o diálogo. Assim, esta iniciativa está calcada em dois eixos temáticos, 1) a relação entre a promoção dos Direitos Humanos e a problemática do desenvolvimento no contexto da globalização; e 2) os decorrentes desafios ao desenvolvimento institucional neste quadro adverso. Os eixos temáticos são norteadores das iniciativas do PAD, tanto no âmbito das agências, quanto no âmbito da contraparte brasileira.


Participam do PAD as contrapartes de HEKS (Suíça), NCA (Noruega), ICCO e Solidaridad (Holanda), PPM e EZE (Alemanha) e Christian Aid (Reino Unido). As organizações brasileiras articulam-se em seis regionais (Sul, Sudeste, São Paulo, Centro-Oeste, Nordeste e Norte) e em três setoriais (ONGs, Movimentos Sociais e Entidades Ecumênicas); as agências, por sua vez, no Europad.


O Plano de Ação do PAD foi elaborado para o período de setembro de 1998 a agosto de 2001. Este segundo semestre de 1999 tem duas prioridades: a devolução da consulta realizada entre as contrapartes e agências sobre os temas Direitos Humanos e Modelos de Desenvolvimento, e Desenvolvimento Institucional e Desenvolvimento organizacional; e a realização de Oficinas de Capacitação sobre Direitos Humanos, atividade esta, realizada em parceria com o Movimento Nacional de Direitos Humanos e CPT/FIAN.


Até o momento, já foram realizados seminários nas regionais: Sudeste, São Paulo e Norte.

lerler
  • PROJETOS

    • Fórum Social Mundial

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - São Paulo - SP - CEP: 01223-010 - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 19h

design amatraca