ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Pão Para o Mundo
  • REDES

    • Beyond
informes - ABONG

65outubro de 1999

Cláudia premia mulheres que atuam em ONGs

A última semana foi marcada por premiações ao trabalho das ONGs. No dia 15, em São Paulo, a revista Claudia premiou cinco mulheres que, com seu trabalho, têm contribuído para o desenvolvimento social do País. Entre elas, três atuam em ONGs associadas à ABONG. Anália Belisa recebeu o título de Mulher do Ano de 1999 pelo trabalho desenvolvido à frente da coordenação do Programa de Proteção às Testemunhas, do Gajop (PE), que vem sendo implantado em outros estados, sob sua orientação.


Também receberam o Prêmio Claudia Maria Madalena Guilhon e Thais Corral, fundadoras e coordenadoras do Cemina(RJ), ONG que promove os direitos das mulheres e sua participação social através de projetos de comunicação, como a organização de laboratórios de capacitação para radialistas e a produção de programas e campanhas educativas.


Prêmio Claudia

Criado em 1996 pela redação da Revista Claudia com o objetivo de reconhecer o trabalho de mulheres na construção de uma sociedade melhor, a cada ano o Prêmio Claudia é destinado a cinco mulheres, que recebem um diploma e R$ 5 mil. Escolhida entre elas, a vencedora do Prêmio Mulher do Ano recebe um troféu e mais R$ 15 mil.

O processo de seleção começa no início do ano, quando são distribuídas fichas de indicação a mais de 2 mil formadores de opinião, entidades governamentais e não-governamentais, de todo o País. A partir dessas indicações são escolhidas 50 mulheres. A redação da Revista faz uma nova seleção e entrevista 30 concorrentes, produzindo material que serve de base para que a diretoria de Claudia escolha as 15 finalistas.

Jornalistas da Revista são deslocadas até o local de atuação dessas mulheres e produzem dossiês sobre o seu trabalho e sua vida, que serão analisados pela comissão julgadora para a escolha das cinco vencedoras. A divulgação desse resultado é feita imediatamente, mas o nome da ganhadora do prêmio Mulher do Ano é conhecido apenas no momento da entrega dos prêmios.


Vencedoras

Nestes quatro anos de existência, o Prêmio Claudia tem destacado a importância do trabalho de ONGs associadas à ABONG, sendo oferecido a mulheres que atuam nestas organizações. Em sua primeira edição (1996), foram premiadas Edvalda Torres, do Caatinga (PE) e Dora Andrade, da Edisca (CE). Em 1997 a equipe do Cfêmea (DF) recebeu o prêmio e, em 1998, Dayse Reis, Suely Carvalho e Ivete Lourenço, do Cais do Parto (PE), e Ená Pinto Benevides, do Projeto Axé (BA), foram as premiadas.


Nobel da Paz

Na última semana a ONG Médicos Sem Fronteiras recebeu o Prêmio Nobel da Paz “por sua ajuda humanitária em vários continentes”. Criada em 1971 por um grupo de médicos franceses, a ONG atende doentes e combate  violações aos direitos humanos em 80 países, entre eles, o Brasil, onde desenvolve projetos no Rio de Janeiro e em Manaus.

Na Amazônia são desenvolvidos programas de saúde e capacitação profissional em comunidades indígenas. No Rio e Janeiro a ONG atua em 22 comunidades através de projetos como o assentamento da população de rua e desabrigados por enchentes, prevenção contra Aids e formação de gestores comunitários.

MSF - E.mail: msfrio@homeshopping.com.br

lerler
  • PROJETOS

    • Agenda 2030

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca