ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Petrobras
  • REDES

    • FIP
informes - ABONG

64outubro de 1999

Financiamento das ONGs foi tema de seminário do Fórum Paulista/ABONG-SP

O financiamento das ONGs e a captação de recursos para as ONGs foi o principal tema discutido durante a reunião do Fórum Paulista de ONGs/ABONG-SP. O encontro foi pautado sobre um questionário previamente enviado às ONGs que compõem o Fórum, com o objetivo de conhecer suas alternativas de sustentação.


Recursos governamentais e da cooperação internacional foram as principais fontes citadas para a manutenção das ONGs nos últimos três anos. Recursos próprios e da iniciativa privada também foram mencionados, mas em menor escala.


Sérgio Haddad, presidente da ABONG, salientou que as parcerias com a cooperação internacional já são bastante conhecidas, sugerindo a necessidade de se buscar informações sobre as possibilidades de financiamento através de fundos de acesso público e privado, da parceria com a iniciativa privada e com a sociedade em geral.


Algumas pessoas destacaram que a parceria com a iniciativa privada não é uma fonte acessível a todas as ONGs, havendo maior dificuldade para aquelas que trabalham com temas sem “apelo emocional” ou “apelo para a mídia”, como por exemplo, as de direitos humanos, saúde pública e cidadania.


Por isso, foi apontada a necessidade de se investir na constituição de um organismo que pudesse, coletivamente, captar recursos para o financiamento das ONGs, preservando assim a missão de cada uma delas.


A busca de recursos em fontes variadas, como campanhas, eventos, produção e venda de produtos também foi citada como forma de captação de recursos.
Para o acesso  aos fundos públicos, foi recomendado que as ONGs busquem aproximação  e divulguem seus serviços junto a órgãos oficiais.


Ações da ABONG

No próximo ano a ABONG divulgará pesquisa, realizada em parceria com o Processo de Articulação e Diálogo - PAD, sobre os fundos públicos e privados existentes, para orientar o comportamento das ONGs interessadas em concorrências públicas, licitações etc. Também está sendo realizada uma série de encontros com Gife e Instituto Ethos para que se possa conhecer as possibilidades de parcerias com as fundações e empresas privadas. Além disso, a diretoria da ABONG vem realizando estudos para a constituição de uma organização de captação de recursos.


Diante da demanda por informações sobre o tema, o Fórum Paulista realizará no dia 3 de novembro uma atividade de formação com o tema: “Dicas para a captação de recursos.

lerler
  • PROJETOS

    • Informação, formação e comunicação em favor de um ambiente mais seguro para a sociedade civil organizada

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca