ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Instituto C&A
  • REDES

    • ALOP
informes - ABONG

12/02/2003

Coordination Sud assina convênio com ABONG

Em 25 de janeiro, a Coordination Sud (solidariedade, urgência, desenvolvimento), coordenação nacional de associações de solidariedade internacional francesas (ação humanitária & auxílio ao desenvolvimento), representada por Henri Rouillé d Orfeuil (presidente), e a Abong, representada por Sérgio Haddad (presidente) e Jorge Eduardo Durão (secretário-geral) assinaram o termo de acordo de cooperação, por um período de três anos, com o objetivo de promover trocas de experiências de desenvolvimento local, de interagir com as políticas públicas e de participar nos debates internacionais. Estiveram presentes a esta celebração importantes representações francesas, como o assessor do presidente francês, Jacques Chirac. O ato aconteceu no estande da Coordination Sud (Cais do Porto/Porto Alegre), às 19h.

Conforme Michel Sauquet, encarregado de missões de cooperações internacionais da CoordInation Sud, a prioridade deste acordo é que as ações existentes sejam melhor conhecidas e partilhadas, inclusive com uma avaliação coletiva. Assim, será promovida uma série de encontros entre associações francesas e brasileiras, alternando o local entre Brasil e França, com o espírito de um trabalho bem-equilibrado entre os países. "Trata-se realmente de trabalhar e aprender juntos, com uma base igualitária", diz Sauquet. "Pessoalmente, estou convicto de que temos muito o que aprender com os brasileiros. Temos múltiplos problemas de exclusão social, dIsfuncionamento profundo da democracia e, no Brasil, existem experiências muito valiosas de ONGs. E fazemos questão de aproveitar a experiência cultural de ambos os países para organizar um diálogo mais profundo, com base em quatro temas centrais, tendo em conta que um outro mundo é possível: uma outra ruralidade é possível, uma outra urbanidade é possível, uma outra economia é possível e também um outro diálogo é possível - como as oportunidades de se realizar grandes conferências." Conforme ele, muitas ONGs francesas, atuando numa mesma comunidade, não se conhecem. 

Para Durão, secretário-geral da Abong, a assinatura do acordo entre a Coordination Sud e a Abong, por meio do qual se viabiliza o programa de cooperação entre ONGs dos dois países, materializa os esforços conjuntos desenvolvidos por essas ONGs desde o primeiro Fórum Social Mundial, o que constitui uma referência fundamental para o programa de cooperação que está sendo agora deslanchado e cuja consigna é "Um Outro Mundo é Possível".


"Não deve ser atribuído a um mero acaso o fato de que o relançamento - já que havia um acúmulo anterior importante nessa relação - desse programa de cooperação tenha se dado no contexto da criação do Fórum, na qual desempenharam um papel significativo movimentos e organizações dos dois países", avaliou Durão. "Nesse sentido, além da enorme riqueza das experiências práticas e da produção de conhecimentos acumuladas pelas ONGs francesas e brasileiras - acúmulo este que embasará o intercâmbio nas várias dimensões do programa e a incidência conjunta sobre políticas públicas e questões internacionais -, o acordo entre a Coordination Sud e a Abong vai se desenvolver numa conjuntura mundial extremamente difícil, em sintonia com o papel que a França e o Brasil parecem dispostos a assumir, na defesa da paz, da expansão da democracia e na defesa de valores universalistas, como o primado dos Direitos Humanos". 

Entre as principais ações previstas, por meio do convênio, CoordInation Sud e Abong promoverão uma série de encontros entre ONGs francesas e brasileiras e realizarão conferências e publicações.

Site Coordination Sud: www.coordinationsud.org.

lerler
  • PROJETOS

    • Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca