ABONG -  - Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais

associe-se

conheça nossas associadas

Procure pelo nome em um dos campos abaixo:

selecione
selecione

Ou faça aqui uma busca detalhada:

selecione
selecione
selecione
selecione
  • APOIO

    • Misereor
  • REDES

    • Plataforma MROSC
informes - ABONG

27/01/2004 a 2/02/2004

Notas

I Fórum Social das Américas

No período de 25 a 30 de julho, acontecerá em Quito, a capital do Equador, o I Fórum Social das Américas (FSA), modalidade de evento regional adotada pelo Fórum Social Mundial. O objetivo é abordar com mais profundidade os alcances e especificidades regionais da globalização e abrir espaços para troca de experiências e construção coletiva de alternativas diante do neoliberalismo e do militarismo. O evento pretende ainda fortalecer a articulação e as ações dos movimentos sociais. A presença de representantes dos povos indígenas e de afrodescendentes contribuirá para os participantes compartilharem a diversidade e a riqueza cultural do continente. O FSA será desenvolvido com base nos seguintes eixos temáticos: A ordem econômica; A face violenta do projeto neoliberal; Poder, democracia e Estado; Culturas e comunicação; Povos indígenas e de ascendência africana. Mais informações e fichas de inscrição já estão disponíveis no site www.forosocialamericas.org.


Calendário do Greenpeace é enviado para novos sócios

O Greenpeace está presenteando as pessoas que se filiarem à ONG durante o mês de janeiro, além dos atuais sócios, com o seu calendário 2004. O envio do brinde, feito de papel 100% reciclado, tem duração limitada e vale para as filiações a partir de 15 reais por mês. Em mais uma parceria com o fotógrafo de natureza Araquém Alcântara, o calendário de parede traz em grande formato fotos de paisagens incríveis, das cinco regiões brasileiras. Além de divulgar a beleza dos locais, o Greenpeace alerta para o risco a que estão submetidos diante das ameaças ambientais, como a contaminação tóxica, a derrubada de florestas, o aquecimento global e os organismos transgênicos. Mais colaborações possibilitaram a impressão do calendário 2004 do Greenpeace, que também recebeu o apoio da loja Espaço Greenpeace. A indústria Suzano doou o papel Reciclato utilizado no material, a agência de publicidade Y&R trabalhou na produção gráfica, e a gráfica e editora Ipsis foi responsável pela impressão do calendário. A Digital Image fez o tratamento das imagens e a gráfica Ação fez a pré-impressão e o fotolito. Para tornar-se sócia e ganhar o calendário, a pessoa interessada pode acessar o site do Greenpeace (www.greenpeace.org.br) e clicar no pop-up ou no banner de filiação ou telefonar para: 0300-789-2510.


Comunicação e Cultura seleciona profissionais

A ONG Comunicação e Cultura (Fortaleza/CE) está selecionando, por meio do seu Projeto Primeiras Letras, profissionais graduados em psicologia, pedagogia ou serviço social, para prestar serviço de acompanhamento aos professores engajados no projeto. As habilidades exigidas são: capacidade de diálogo, de dinamizar oficinas (treinamentos) e disponibilidade de tempo para viajar ao interior do Estado do Ceará. Os currículos poderão ser enviados até 4 de fevereiro para Rua Castro e Silva, 121 - 1º Andar - Ed. Oriente - Fortaleza/CE, CEP: 60.030-010 ou pelo e-mail: primeirasletras@comcultura.org.br. Site: www.comcultura.org.br


ISA contrata analista de administração III

O Instituto Socioambiental (ISA/SP) contratará profissional para coordenar a área administrativa e financeira no escritório de São Paulo. Funções do cargo: planejar, organizar, orientar e supervisionar as atividades administrativo-financeiras em âmbito central e regional, de forma compatível com o modelo de gestão do Instituto e de execução orçamentária dos programas e projetos; assessorar o processo decisório do Instituto, nos níveis estratégico, tático e operacional, nos aspectos orçamentários, financeiros, contábeis e na definição de políticas administrativas.

 

Alguns dos requisitos para ocupar a função são: formação em nível superior compatível com as atribuições do cargo; conhecimentos e habilidades em: administração financeira, contábil, patrimonial, de material, pessoal e serviços de infra-estrutura; legislação brasileira nas áreas fiscal, tributária, trabalhista e previdenciária; rotinas administrativas de administração orçamentária e de gestão financeira de ONGs; mercado financeiro e legislação pertinente; operações cambiais; capacidade gerencial e de coordenação; capacidade para negociação, argumentação, convencimento; normas e exigências das agências de financiamento nacionais e internacionais; habilidade no trato com agências financiadoras, fornecedores de bens e serviços e com instituições bancárias/ financeiras; planejamento, análise e tratamento de informações gerenciais; uso de recursos de informática, especialmente bancos de dados e planilhas eletrônicas; domínio dos sistemas operacionais e aplicativos utilizados em sua área de atuação; conhecimento, como usuário, dos sistemas de informações utilizados no ISA; capacidade para administrar conflitos; iniciativa e discernimento para buscar informações e tomar providências necessárias ao alcance de resultados inerentes às atribuições de sua área de atuação.

 

A pessoa deverá ter disponibilidade para viagens. Benefícios: assistência médica, auxílio alimentação e seguro de vida. Os currículos devem ser enviados para marcia@socioambiental.org, com o título "Adm III", até o dia 16 de fevereiro. Site: www.socioambiental.org


Membros da UCBC são eleitos para a diretoria da OCLACC

A Assembléia Geral da Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (OCLACC ) elegeu, em 30 de janeiro, sua Comissão Diretora para os próximos cinco anos. Attilio Hartmann, ex-presidente da ONG União Cristã Brasileira de Comunicação Social (UCBC/SP), e Ana Cristina Suzina, sua atual diretora-secretária, foram eleitos para os cargos de vice-presidente e diretora, respectivamente. A eleição aconteceu durante o Congresso Continental, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, de 23 a 31 de janeiro.Outras quatro pessoas integram o novo Consejo Director Latino-Americano (CDL): presidente: Anamaria Rodriguez (Colombia); diretores: Rene Cevallos (Bolivia), Patricia Tancredi (Argentina), Luis Garcia (México). Na mesma sexta-feira, a assembléia aprovou o mandato para o período 2004-2007, que contém as orientações e prioridades para a atuação da OCLACC no continente. Entre as demandas, foi apontada como principal necessidade a articulação e a mobilização das associadas nacionais e dinamização de um trabalho em rede, que envolva os comunicadores em todos os países da América Latina. Mais informações: e-mail: ucbc@ucbc.org.br. Site: www.ucbc.org.br.


Ibeac contratará estagiário

O Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac) contratará um estagiário universitário, cursando 3º ou 4º ano, para trabalhar no projeto "DIALOGO: construindo relações democráticas entre jovens, suas famílias e seus interlocutores nas áreas de educação, saúde e segurança". A carga horária de 30 horas semanais e a previsão para o início das atividades é março. As pessoas interessadas devem enviar currículo para ibeacdh@uol.com.br, com o assunto "Seleção de estagiário", ou encaminhar para: Ibeac Programa de Direitos Humanos - "Seleção de estagiário": Av. Dr Arnaldo, 2083 - bairro Sumaré - SP/SP, CEP 01255-000.

lerler
  • PROJETOS

    • Observatório da Sociedade Civil

Rua General Jardim, 660 - Cj. 71 - Osasco- CEP: 01223-010 - São Paulo - SP - Tel.: 11 3237-2122

Horário de funcionamento do escritório: segunda à sábado, das 9h às 19h

design amatraca